Vem conhecer a história do Email | Pplware Kids

Vem conhecer a história do Email

Olá! Tudo bem?
Desde o início deste site que vos temos falado acerca da história de várias coisas relacionadas com a tecnologia como,  por exemplo, do telefone, do rato e dos computadores. Conhecermos a história de algo ajuda-nos a entender os motivos que pelos quais algo foi criado e os seus objetivos. Hoje, para dar continuidade a estas histórias, vamos falar-vos da história do email.

 

imagem_email


Vamos começar pelo significado da palavra “email” que é electronic mail ou seja, correio eletrónico. Os endereços de email, contam com  uma “@” (arroba) que é lida at em inglês e significa “em” em português.

No email geral@pplware.com, podemos ler “geral em pplware.com” onde “pplware.com” é o domínio onde se localiza o “geral”.

Tudo começou em 1971 quando o programador norte-americano chamado Ray Tomlinson usou a antiga ARPANET (que deu originem à Internet) para enviar e receber mensagens simples.

Ray Tomlinson

Ray Tomlinson

O programa por este programador criado era simplicíssimo. Chamava-se SNDMSG e tinha como  função trocar mensagens entre utilizadores no mesmo computador. Imagina teres que utilizar o computador de outras pessoas para veres as mensagens que elas te enviavam.

Depois, Ray, adaptou o protocolo CYPNET (um protocolo de transferência de ficheiros) ao programa SNDMSG para que este conseguisse enviar mensagens a qualquer pessoa que estivesse conectada à ARPANET.

Locais ligados pela ARPANET.

Locais ligados pela ARPANET.

Ninguém se lembra de qual foi a primeira mensagem a ser enviada através deste serviço de mensagens, mas existem rumores que indicam que terá sido “QWERTYUIOP”. Inicialmente o email servia para trocar mensagens simples entre utilizadores da ARPANET.

QWERTYUIOP

QWERTYUIOP

Obviamente existiram outras invenções semelhantes à de Tomlinson porém  foi esta que atingiu o podium dando origem ao email que nós conhecemos hoje.

Claro que, como é óbvio, na altura (nem hoje) as pessoas não tinham domínios próprios logo, começaram a surgir os primeiros serviços de hospedagem de email gratuita.

O Hotmail foi o pioneiro neste campo, tendo sido criado por um indiano chamado Sabeer Bhatia. A sua intenção era criar um email Web de forma a que qualquer pessoa conseguisse aceder ao seu email através de qualquer computador.

hotmail_old

Primeiro logotipo do Hotmail.

Anos mais tarde, em 1997, Saveer vendeu o seu serviço para a Microsoft pela  quantia de 400  milhões de dólares. Atualmente, o Hotmail evoluiu para Outlook e existem muitos outros serviços de email como Gmail, o Yahoo, etc.

Como podes ver, o email sofreu muitas mudanças até hoje sendo agora integrado com outros serviços como armazenamento na nuvem,  por exemplo.

Arquivado na categoria: Histórias


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×