Telefone: uma biografia | Pplware Kids

Vamos conhecer a história do telefone

Olá pequenos génios! Tudo bem?

Há  algum tempo, falámos-te acerca da história dos computadores. Desde então muitas letras voaram sobre o Pplware Kids e falaram sobre os mais diversos temas, incluindo a área da telecomunicação. Hoje, vamos espalhar mais letras falando-vos um pouco  sobre a vida do telefone.

Alt_Telefon


Em primeiro lugar,  o que é um telefone? Então, um telefone é um dispositivo de telecomunicações que foi concebido para transmitir sons através de sinais nas vias telefónicas. Não nos vamos inundar em detalhes acerca do funcionamento do telefone visto que a sua história é, por agora, o nosso objetivo.

Apesar da eterna discussão sobre o criador do telefone.  Existem dois grandes senhores que possam ter inventado o telefone. Não se sabe ao certo qual dos dois foi. De um  lado está Graham Bell e de outro Antonio Meucci. Nos anos de 1860, Meucci apresentou a sua invenção a que denominou “telégrafo falante”.

Muitos problemas houveram  com a patente de telefone. Esse é um dos principais motivos que leva ao desconhecimento do verdadeiro criador do telefone.

telefone01

Um telégrafo (imagem acima) era um sistema que tinha a capacidade de transmitir mensagens de um  ponto para o outro em  grandes distâncias, utilizando códigos não utilizando voz. Devido a isto,  Meucci chamou à sua criação “telégrafo falante”.

Em Portugal, os primeiros indícios do aparecimento do telefone deram-se a 24 de novembro de 1877. A experiência realizada pretendia ligar Carcavelos à Central do Cabo em Lisboa. Em 1882 foi inaugurada a primeira rede telefónica pública. Esta inauguração decorreu em Lisboa a 26 de abril.

No início, os telefones eram conetados a uma central manual (imagem abaixo) em que havia um telefonista que a operava. O utilizador do telefone tinha que girar uma manivela que gerasse uma corrente a que lhe chamavam “corrente de toque” e chamar a telefonista que atendia.  Depois, o utilizador dizia-lhe para onde queria ligar e esta “ligava” a linha do utilizador à linha da pessoa que iria receber a chamada.

telefone02

Após esses tempos, foram criadas as centrais automáticas que faziam o trabalho do(a) telefonista.

Desde então que o telefone tem  sofrido muitas alterações tornando-se mais práticoleve e fácil de utilizar.  O uso da área da telefonia  tem vindo a aumentar muito com a Internet. O Skype, por exemplo, permite-nos efetuar chamadas telefónicas através de VoIP (Voz sobre IP).

Apesar de atualmente já utilizarmos menos o telefone, o telemóvel foi a invenção “superior” ao telefone visto que nos permite comunicar utilizando voz em qualquer local desde que “apanhe” rede. Além disso, já existem telefones que podem ser utilizados fora de casa.

A evolução é, como já constatei diversas vezes, constante. Não a podemos negar. Se algum dia negarmos a evolução, poderemos estar perante um problema maior do que imaginamos visto que esta nunca foi negada diretamente porém alguns dos criadores de novas invenções, durante a história, foram muito descriminados,

Arquivado na categoria: Curiosidades


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×