Como fazer gel desinfetante para as mãos em casa | Pplware Kids

Como fazer gel desinfetante para as mãos em casa

Para o COVID-19, a doença do novo Coronavírus, a palavra de ordem é isolamento. Contudo, temos de continuar a viver e há alguns hábitos que temos de rever. Entre eles está a nossa higiene, onde colocamos as mãos, como as mantemos limpas e desinfetadas. Contudo, temos lido e visto (e até sentido) uma enorme corrida aos produtos como álcool e outros desinfetantes das mãos. Tudo esgotado nos supermercados e farmácias.

A solução é fazermos o nosso desinfetante caseiro.

Imagem gel e álcool desinfetantes contra o COVID-19


COVID-19: Como fazer gel Desinfetante em casa

Estamos a viver tempos novos, difíceis e ainda muito estranhos. Tudo é preocupante, mas nem tudo é feito de forma concertada, numa política unificada. Isso promove na sociedade um stress que origina corridas loucas ao papel higiénico, aos alimentos e aos desinfetantes, como o gel desinfetante para as mãos. Simplesmente esgota tudo. A ideia é mostrar como podemos fazer em casa, segundo as regras, este gel desinfetante para as mãos.

Claro que o desinfetante não vai dar-nos super poderes para combater o COVID-19, mas é mais uma estratégia para prevenir a infeção. Não podemos nunca esquecer a lavagem frequente com água e sabão, durante pelo menos 20 segundos. De facto este é o melhor método para reduzir os germes e a transmissão de doenças. Para termos uma solução mais “à mão” em qualquer lugar, os desinfetantes podem ser a alternativa.

O Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) recomenda que os desinfetantes contenham 60% a 95% de álcool para eliminar os germes.

 

Ingredientes para fazer Gel Desinfetante

As pessoas perguntam a razão de se ter de juntar ao álcool um emoliente, como gel de aloe vera ou glicerina. Na verdade, tal como explicam os especialistas, estes produtos impedirão o desinfetante de secar a pele. Além disso, os óleos essenciais darão à mistura um cheiro agradável, para ficarmos com as mãos um pouco perfumadas.

Imagem do frasco com 2/3 de álcool

O fraco deverá ter 2/3 de álcool e 1/3 de gel.

Assim, com base na proporção recomendada pelo CDC, um desinfetante caseiro feito com 161 mililitros de álcool isopropílico necessita de 79 mililitros de emoliente.

Como tal, se a solução for composta por dois terços de álcool isopropílico a 91% e um terço de emoliente, o teor de álcool da mistura será de 60,6% (91 vezes 2/3). Para um teor alcoólico mais alto, poderá fazer uma solução com três quartos de álcool a 91% e um quarto de emoliente, produzindo uma mistura com um teor de álcool de 68% (91 vezes 3/4).

Por outras palavras: num frasco que se possa fechar com segurança, junte 2/3 de álcool e 1/3 de gel.

 

Em resumo, mesmo com esta solução, nunca deve ser esquecido que a melhor forma é lavar as mãos com sabão, perder algum tempo a passar em todos os lados dos dedos, unhas e nas reentrâncias da pele. Isto porque o sabão remove alguns micróbios que os produtos à base de álcool não conseguem remover.

Arquivado na categoria: Curiosidades


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×