Acrilamida, inimiga de uma alimentação saudável | Pplware Kids

Acrilamida, inimiga de uma alimentação saudável

Hoje em dia, quem quer fazer uma alimentação saudável tem de saber: as suas necessidades nutricionais, interpretar os rótulos dos alimentos, os nomes dos componentes e ainda as várias designações para os mesmos.



Sal, açúcar, gorduras e, acrilamina. Tudo a evitar

Todos nós temos consciência que abusar no sal, nas gorduras e no açúcar é prejudicial para a nossa saúde. Mas, a situação complica-se quando, ao tentar comer de forma saudável, continuamos a errar na alimentação sem saber.

No artigo de ontem, Batatas fritas saudáveis e igualmente saborosas criadas no Chile falámos de um nome que é pouco conhecido mas muito prejudicial para a saúde, a acrilamida.

A acrilamida é uma substância que está inserida na nossa alimentação e pode ser nociva para a saúde

Os alimentos ricos em carboidratos e pobres em proteínas, ao serem assados, fritos ou grelhados, levam a que se forme uma substância nociva para a saúde que é a acrilamida. O pão e as batatas são dois exemplos de alimentos que consumimos com frequência e que geram essa substância quando cozinhados nas formas anteriormente descritas.

Em relação às batatas, toda a gente sabe que as batatas fritas fazem mal à saúde, mas porquê? Porque são fritas em óleo, e o mesmo óleo frita várias doses de batatas antes de ser mudado, seria a resposta de muitos de vós. É verdade, mas essa é a parte que nós já sabemos. Só que afinal existem outros malefícios escondidos nas saborosas batatas fritas.

Vários alimentos não devem ser confecionados a altas temperaturas

O pão é outro desses alimentos a ter em consideração. Muitos de nós começamos os dias com uma torrada. Pois bem, atenção a isso, a torrada é sujeita a altas temperaturas e, principalmente as torradas que ficam mais escuras, são de evitar.

Esta substância de nome estranho foi descoberta em 2002 no decorrer de um estudo realizado na Suécia. Pode estar relacionada com alguns tipos de cancro, problemas de infertilidade, entre outras doenças.

Na investigação feita à substância constatou-se que, certos alimentos (quer sejam assados, fritos ou grelhados), como batatas, bolos, bolachas, e até cereais, quando confecionados acima dos 120 graus, produzem altos níveis de acrilamida.

No processo de aquecimento a altas temperaturas feito aos alimentos, os aminoácidos, o açúcar e a água presentes, fazem com que se dê uma reação que leva à formação da acrilamina.

Se se preocupa com o que come e com a forma como confeciona os alimentos, sempre que optar por alimentos assados, fritos ou grelhados não os deixe ficar escuros, pois o tom dourado é mais saudável.

 

Por Célia Simões para Pplware Kids

Arquivado na categoria: Saúde


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×