Batatas fritas saudáveis e igualmente saborosas criadas no Chile | Pplware Kids

Batatas fritas saudáveis e igualmente saborosas criadas no Chile

Se faz parte do vasto grupo de apreciadores de batatas fritas temos boas notícias para si. Uma equipa de cientistas chilenos criou um novo tipo de batatas fritas que absorve muito menos óleo durante a sua confeção.



No combate à obesidade

Com o intuito de combater as altas taxas de obesidade que são vividas pela população chilena, cientistas do Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos da Universidade de Santiago do Chile, criou um novo tipo de batatas fritas, um alimento muito apreciado entre a população.

A taxa de obesidade do Chile é de 63%, a mais alta da América do Sul segundo dados provenientes da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO). Esta criação pode ajudar a que essa taxa diminua uma vez que as batatas fritas são um dos alimentos de preferência, principalmente das crianças.

Saborosas e saudáveis

Estas batatas fritas são um pouco diferentes mas o seu sabor assemelha-se ao habitual. A intenção é mesmo serem distintas das ditas “batatas fritas normais”. Feitas com uma mistura de produtos de batata e farelo de arroz, estão destinadas a ser saudáveis. A formula é diferente na forma, cor, absorção de óleo e, acrilamina.

A acrimalina é uma substância inserida na dieta alimentar da maioria das pessoas e é nociva para a saúde e pode ser fatal. É formada nos alimentos ricos em carboidratos e pobres em proteínas quando fritos, assados ou grelhados. E as batatas são um desses exemplos.

Este projeto também engloba a indústria nacional, com intenções de a fortalecer. O Chile tem feito, na última década, grandes importações em batatas preparadas. Os valores de importação rondam as 85 mil toneladas.

Tendo em conta que o país gera cerca de 26 mil toneladas de cereais e leguminosas de arroz por ano, se for feita uma boa gestão, daí resultará uma mais valia para todos.

Cada vez é mais importante ter em conta o que comemos e, se o fizermos de uma forma mais saudável tanto melhor.

 

Por Célia Simões para Pplware Kids

Arquivado na categoria: Curiosidades


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×