DNS – O que é e para que serve?
Olá a todos amigos! Como estão?
Nunca pensaste o porquê de quando escrever “http://google.pt” na barra do URL ele automaticamente vai aceder ao site de pesquisa da Google? Nunca pensaste o porquê disso, visto que cada máquina tem um IP e não um endereço? Existe algo aqui no meio que se chama DNS!
O DNS singinica Domain Name System, em português Sistema de Nomes de Domínios e é, basicamente, um sistema de gerenciamento de nomes hierárquico e distribuido. Este sistema tem por base duas definições:
- Examinar e atualizar a respetiva Base de Dados
- Resolver nomes de domínios em Endereços IP
Os servidores DNS traduzem nomes para os endereços IP e vice-versa. Os servidores DNS secundários são uma espécie de cópia de segurança dos primários.
Existem treze (13) servidores DNS base no mundo inteiro e, caso eles não existissem, a Internet não funcionaria. Destes 13 servidores, 10 deles estão localizados nos Estados Unidos da América, um está localizado na Ásia e dois na Europa.
Agora, um exemplo prático (podes experimentar):
Se escreveres na barra de URL “http://74.125.224.72/” (sem aspas) vais até ao site de pesquisa da Google ou seja, é o mesmo que escrever “http://google.com” (sem aspas). Ou seja, quando escrever “http://google.com”, um servidor DNS entre em funcionamento e traduz esse endereço para o IP “74.125.224.72”, que é o endereço da máquina onde está hospedado o site de pesquisa da Google.
Conclusão
Podemos concluir que os servidores DNS são muito importantes pois, caso eles não existissem, não havia Internet (pelo menos como a conhecemos hoje). Os servidores DNS traduzem o endereço do website num IP, o IP da máquina onde está localizado o respetivo site e assim conseguimos aceder a todos os sites sem ter que escrever o endereço IP, o que seria muito aborrecido.
Alguem pode me responder: quando eu crio um subdominio é necessario configurar os DNS?
Muito obrigado, capaz de dar um 10 no trabalho de dns:)
bj da baca miclina
😮
Muito bem explicado