DNS - O que é e para que serve? | Pplware Kids

DNS – O que é e para que serve?

Olá a todos amigos! Como estão?
Nunca pensaste o porquê de quando escrever “http://google.pt” na barra do URL ele automaticamente vai aceder ao site de pesquisa da Google? Nunca pensaste o porquê disso, visto que cada máquina tem um IP e não um endereço? Existe algo aqui no meio que se chama DNS!

img_dns01


O DNS singinica Domain Name System, em português Sistema de Nomes de Domínios e é, basicamente, um sistema de gerenciamento de nomes hierárquico e distribuido. Este sistema tem por base duas definições:

  • Examinar e atualizar a respetiva Base de Dados
  • Resolver nomes de domínios em Endereços IP

Os servidores DNS traduzem nomes para os endereços IP e vice-versa. Os servidores DNS secundários são uma espécie de cópia de segurança dos primários.

Existem treze (13) servidores DNS base no mundo inteiro e, caso eles não existissem, a Internet não funcionaria. Destes 13 servidores, 10 deles estão localizados nos Estados Unidos da América, um está localizado na Ásia e dois na Europa.

Agora, um exemplo prático (podes experimentar):

Se escreveres na barra de URL  “http://74.125.224.72/” (sem aspas) vais até ao site de pesquisa da Google ou seja, é o mesmo que escrever “http://google.com” (sem aspas). Ou seja, quando escrever “http://google.com”, um servidor DNS entre em funcionamento e traduz esse endereço para o IP “74.125.224.72”, que é o endereço da máquina onde está hospedado o site de pesquisa da Google.

Conclusão

Podemos concluir que os servidores DNS são muito importantes pois, caso eles não existissem, não havia Internet (pelo menos como a conhecemos hoje). Os servidores DNS traduzem o endereço do website num IP, o IP da máquina onde está localizado o respetivo site e assim conseguimos aceder a todos os sites sem ter que escrever o endereço IP, o que seria muito aborrecido.

Arquivado na categoria: O meu computador


1 Comentário

  1. Alfredo Rosa da Silva

    Alguem pode me responder: quando eu crio um subdominio é necessario configurar os DNS?

Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×