Criado sistema que identifica manifestantes de cara tapada | Pplware Kids

Criado sistema que identifica manifestantes de cara tapada

Investigadores de Reino Unido e da Índia criaram um sistema capaz de fazer o reconhecimento facial mesmo que a pessoa tenha a cara tapada. A inteligência artificial consegue assim detetar, por exemplo, quem esteja com o rosto coberto numa manifestação.



Técnica de segurança avançada

O reconhecimento facial está prestes a ser utilizado como mais uma técnica de segurança. Cada vez mais são procuradas técnicas de segurança que consigam superar alguns obstáculos utilizados como manipuladores da realidade. Uma das técnicas mais utilizadas no caso de quem não quer ser reconhecido é tapar a cara, o que dificulta no processo de reconhecimento.

Em assaltos, raptos e até em alguns protestos, há quem use a cara tapada para não correr o risco de ser reconhecido, ou pelo menos para minorar essa possibilidade. Vivemos num mundo cada vez mais violento em que é necessário ter ferramentas que facilitem na identificação e captura de quem espalha o medo.

O reconhecimento facial não é uma novidade, já aqui falamos anteriormente do assunto, embora em vertentes diferentes, nomeadamente no aumento da segurança nos aeroportos e em como ajudar estudantes a ficarem atentos às aulas.

Identificação facial para lá do que está à vista

Com esta nova tecnologia, é possível analisar e reconhecer 14 pontos diferentes do rosto humano e medir as distâncias entre eles, para que seja possível fazer o reconhecimento do rosto mesmo que este esteja coberto. Para tal a inteligência artificial teve de estudar. Informações fornecidas de 2 bancos de imagens, cada uma com cerca de 2000 fotos, foram ajudas importantes no desenvolvimento deste projeto.

Apesar de todo o desenvolvimento conseguido, um obstáculo surgiu no seu caminho. O sistema consegue fazer o reconhecimento dos pontos faciais de cara tapada como era o seu objetivo mas, se o sujeito a ser identificado usar óculos tudo fica mais complicado. O uso desse objeto faz diminuir a taxa de sucesso em vários pontos percentuais.

% de identificação diminui com a utilização de óculos

A identificação de pessoas disfarçadas situa-se nos 56% mas, aquando do uso de óculos a taxa diminui para os 43%, o que faz com que esta nova tecnologia de identificação ainda tenha de aperfeiçoar mais alguns parâmetros a fim colmatar esta lacuna.

Sem data definida, tudo indica que, num futuro certamente não muito distante seja possível encontrar esta tecnologia nas câmaras de vigilância. Será bem mais fácil para quem tem de fazer o reconhecimento facial, mesmo que a pessoa esteja disfarçada, o que certamente levará quem tem más intenções e pretenda praticar algum ato impróprio a pensar duas vezes.

Arquivado na categoria: Imagens


1 Comentário

  1. The big brother is here!

Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×