Vídeo impressionante mostra borboletas a beber lágrimas de tartaruga | Pplware Kids

Vídeo impressionante mostra borboletas a beber lágrimas de tartaruga

Um vídeo recentemente filmado na Amazónia peruana mostra uma visão surpreendente: borboletas coloridas bebem lágrimas diretamente dos olhos das tartarugas que se aquecem ao lado do rio.

Quem não parece gostar muito deste consumo são as próprias tartarugas.


Phil Torres, um entomologista tropical e comunicador de ciência, estava a viajar pelo Rio Tambopata, no Peru, no começo de março, quando viu a cena ribeirinha e captou as imagens, segundo descreveu ao Live Science por e-mail.

Três tartarugas arrastavam-se num galho de uma árvore caída, junto à margem do rio, para aproveitar o sol. Ao redor das suas cabeças agitavam-se várias espécies de borboletas coloridas, mergulhando e acomodando-se perto dos olhos das tartarugas para delicadamente saborear as lágrimas salgadas dos répteis.

No vídeo, Torres descreveu as borboletas que bebem as lágrimas como “uma das coisas mais bizarras, estranhas, belas e fascinantes que já vi em toda a minha vida”. Ele postou as imagens no seu canal no YouTube, The Jungle Diaries, onde documenta as suas expedições e descobertas de pesquisas. [ Fotos: Borboletas bebem lágrimas de tartaruga]

Aquelas borboletas, cerca de oito espécies de três famílias diferentes, procuravam a mesma coisa: sódio, explicou Torres no vídeo. As borboletas não conseguem obter sódio das flores, por isso os insetos precisam de o procurar noutro lugar. Algumas espécies de borboletas mergulham no cocó como fonte de sódio; outras conseguem encontrar o sódio na terra, e outros – como as borboletas no rio – atacam as lágrimas.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Os répteis lacrimosos, provavelmente tartarugas de cauda branca (Podocnemis unifilis), pertencem a um grupo de tartarugas que não conseguem retrair as suas cabeças dentro das carapaças. A sua única opção para desencorajar os insetos com sede é virar a cabeça de um lado para o outro, o que não é muito eficaz.

As borboletas são insetos bastante insistentes, e não desistem do seu alvo. “Aposto que se eu ficasse parado por tempo suficiente, elas definitivamente viriam alimentar-se do meu suor e talvez até tentar chegar perto dos meus olhos”, diz Phil.

 

Leia também:

Tartaruga punk, que respira pelo rabo, ameaçada de extinção

Arquivado na categoria: Curiosidades


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×