Tartaruga punk, que respira pelo rabo, ameaçada de extinção | Pplware Kids

Tartaruga punk, que respira pelo rabo, ameaçada de extinção

Se pensa que já viu tudo (nem que fosse na televisão) sobre o nosso fantástico planeta, então desengane-se. Isto porque muito provavelmente não conhece a tartaruga Mary River (Elusor macrurus) é uma criatura aquática única.

Tem 40 centímetros de comprimento, narinas largas e por vezes traz uma penteado radical de algas e só pode ser encontrada no rio Mary River em Queensland, na Austrália. Mas sabia que ela respira pelos genitais?


Mais do que uma figura encantadora, ou pelo menos que tem um ar parecido com o do seu vizinho punk, esta é também uma das espécies mais ameaçadas do planeta.

Como podemos ler na explicação de Rikki Gumbs, coordenador da lista de répteis ameaçados da Sociedade Zoológica de Londres, uma organização científica sem fins lucrativos, “os répteis geralmente são menos beneficiados em termos de conservação, em comparação com pássaros e mamíferos. Muitos répteis são os únicos sobreviventes de antigas linhagens, cujos ramos genealógicos estendem-se até a era dos dinossauros”.

Quando se trata da tartaruga Mary River, isso é especialmente verdade. Nenhuma outra espécie no mundo está intimamente relacionada a ela, porque o animal divergiu das tartarugas modernas há cerca de 40 milhões de anos.

Para colocar isso em perspetiva, os humanos modernos só divergiram do chimpanzé-pigmeu há menos de 10 milhões de anos.

Desta forma, a Mary River tem uma quantidade enorme de características únicas, como uma cauda super longa, que pode crescer até 70% mais do que o comprimento da sua concha, e protuberâncias sob o queixo, que permitem que a tartaruga sinta o leito do rio.

Esta tartaruga tem órgãos semelhantes a guelras no interior da cloaca, um orifício usado pelos répteis para excreção e acasalamento, que lhe permite ficar submersa até três dias. No entanto, esta técnica de camuflagem não a conseguiu esconder de colecionadores que, devido ao seu caráter dócil, começaram a invadir os seus ninhos em 1960.

Todos os anos, durante dez anos, mais de 15000 crias foram enviadas para lojas de animais em toda a Austrália e, após anos de devastação em locais de nidificação, conduzimos a espécie à beira da extinção.

Os biólogos estimam que a sua população total foi reduzida em mais de 95% em relação aos níveis históricos. Atualmente, a tartaruga Mary River ocupa a posição 30 do ranking, liderado pela Tartaruga de cabeça grande de Madagáscar.

Via

Arquivado na categoria: Curiosidades


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×