Baleia morre na Tailândia após engolir 80 sacos de plástico | Pplware Kids

Baleia morre na Tailândia após engolir 80 sacos de plástico

A cada dia que passa mais são os apelos para que o plástico seja controlado e o lixo não vá parar aos oceanos. Não é por acaso que se tem intensificado este apelo, não é por acaso que já se estão a tomar medidas para retirar do consumo humano estes acessórios que contaminam o mundo.

Como exemplo do quanto estamos a fazer mal ao planeta, com tanto plástico que se abandona, foram retirados do estômago de uma baleia 80 sacos plásticos. A baleia piloto morreu no sul da Tailândia após vómitos e convulsões, como deu a conhecer neste domingo a imprensa local.


Vários pescadores viram o animal na passada segunda-feira a flutuar sem atividade. Foi resgatado no canal de Songhkla, mas acabou por morrer na sexta-feira devido à obstrução intestinal. Antes de morrer, entre espasmos, expulsou pela boca 5 sacos de plástico.

A ação dos veterinários ainda tentou salvar a baleia, mas não houve qualquer hipótese. Segundo o departamento de Recursos Costeiros e Marinhos da Tailândia, a autópsia revelou que o animal tinha alojados no estômago 80 sacos de plástico, com um peso total de 8 quilos.

Segundo adiantou Thon Thamrongnawasawat, biólogo da Universidade Kasetsart, de Bangcoc, os sacos impediram que a baleia ingerisse qualquer outro alimento nutritivo. Além de intoxicado, o animal estava fraco, desnutrido o que levou à sua morte após os vómitos e convulsões.

 

Um problema grave que o mundo tenta esconder

Os especialistas referiram que pelo menos 300 animais marinhos, entre baleias, tartarugas e golfinhos, morrem por ano nas águas tailandesas por engolirem resíduos plásticos. A Tailândia é um dos países do mundo onde mais se usa sacos de plástico, comportamento que leva todos os anos à morte de centenas de criaturas marinhas que vivem perto das populares praias do sul do país.

O Greenpeace denunciou que oito milhões de toneladas de lixo vão parar todos anos nos oceanos. Neste despejo estão milhões e milhões de sacos ou fragmentos de plástico que causam todos os anos a morte de milhares de exemplares de fauna marinha.

 

Leia também:

Europa quer proibir talheres de plástico, pratos, palhas… entre outros produtos

Arquivado na categoria: Curiosidades


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×