Europa quer proibir talheres de plástico, pratos, palhas.. | Pplware Kids

Europa quer proibir talheres de plástico, pratos, palhas… entre outros produtos

Já se falou muitas vezes que o plástico está a matar os nossos oceanos e a poluir o planeta como nunca se viu. Há já algumas ações para recuperar o estrago causado, mas muitas mais têm de ser tomadas para conter o consumo de objetos de plástico no dia-a-dia das pessoas.

A Europa está a propor a proibição de itens de plástico de uso único, como talheres, palhas e cotonetes, numa tentativa de limpar os oceanos.


A Comissão Europeia quer proibir 10 itens que compõem 70% de todo lixo nas águas da UE e nas praias. A lista também inclui pratos de plástico e agitadores de bebidas.

O projeto com estas regras foi divulgado na passada segunda-feira, mas necessita da aprovação de todos os estados-membros da UE e do Parlamento Europeu. Pode levar três ou quatro anos para que as regras entrem em vigor.

A legislação não é apenas sobre a proibição de produtos plásticos. A ideia é que os produtores de plástico suportem o custo dos esforços de limpeza e gestão de resíduos e propõe que os estados da UE recolham 90% de garrafas plásticas de uso único até 2025, promovendo e executando novos programas de reciclagem.

A Comissão Europeia estima que essas regras, uma vez plenamente implementadas em 2030, poderiam custar às empresas mais de 3 mil milhões de euros por ano. Mas também podem economizar cerca de 6,5 mil milhões de euros por ano, criar 30 mil empregos e evitar 22 mil milhões de euros em danos ambientais e custos de limpeza.

As propostas não estabelecem metas para os países da UE para reduzir o uso de copos de plástico e recipientes de alimentos. Além disso, esta proposta também enfrentou críticas da indústria dos plásticos. Estas empresas (pela voz dos seus representantes) referem que a solução não é proibir o uso de plástico, até porque os produtos alternativos podem não ser mais sustentáveis.

Há alguns argumentos que podem pesar para a posição destas empresas, um desses argumentos é a questão da reciclagem. É referido que globalmente apenas 14% do plástico é recolhido para reciclagem.

A taxa de reutilização é terrível em comparação com outros materiais – 58% de papel e até 90% de ferro e aço são reciclados.

Mas algo tem de ser feito. Algumas investigações recentes mostram que haverá mais plástico do que peixes por peso nos oceanos do planeta até 2050, o que estimulou políticos, indivíduos e empresas a agir.

No mês passado, um grupo de mais de 40 empresas, incluindo a Coca-Cola, a Nestlé, a Unilever e Procter & Gamble comprometeu-se a cortar a quantidade de plástico que usam e deitam fora no Reino Unido.

A Starbucks também anunciou em março que estava a lançar um desafio com incentivo de 10 milhões de dólares para solicitar projetos para um copo de café mais fácil de reciclar.

 

Leia também:

15 imagens que dizem muito do estado de saúde do planeta Terra

Arquivado na categoria: Curiosidades


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×