UEFI - O que é? | Pplware Kids

UEFI – O que é?

Olá amigos! Tudo bem?

Há poucos dias, falámos-te sobre a BIOS (ver aqui), que é o sistema básico de entrada e saída de um computador. No final desse artigo, mencionámos a EFI e a UEFI. Sabes o que são? Se não, vais aprender. Se sim, continua a ler… pode ser que descubras algo que ainda não saibas!

uefi_02


EFI (Extensible Firmware Interface) foi desenvolvida pela Intel e, em 2005 tornou-se muito menos utilizada devido ao aparecimento da UEFI (Unified Extensible Firmware Interface) que permite um conjunto de funcionalidades e também uma velocidade maior no boot do computador.

O contacto do utilizador com a BIOS é feito através do teclado mas na UEFI pode ser utilizado o rato, o que facilita o seu uso. Além disso, a UEFI tem uma interface muito boa, como esta:

uefi_01

boot (iniciação) do computador é muito mais rápida e pode chegar até aos 5 segundos, por exemplo.

uefi_00

Como podemos ver no esquema acima, a EFI/UEFI situa-se entre o Hardware e Firmware e o Sistema Operativo. A sua função é a mesma que a da BIOS, mas com uma interface gráfica, com melhores funcionalidades e velocidades.

A UEFI foi concebida de forma melhorar a interoperabilidade do software e passar as barreiras da BIOS, ou seja, superar as limitações da BIOS.

Algumas das principais características da UEFI são:

  • Melhor segurança ao ajudar a proteger o processo de pré-arranque contra ataques de bootkit.
  • Velocidade de arranque e retoma de hibernação mais rápida.
  • Suporta unidades superior a 2,2 terabytes (TB), o que a BIOS não suportava.
  • Suporta controladores (drivers) de firmware de 64 bits modernas.
  • Podemos utilizar a BIOS com hardware UEFI.

Atualmente, a UEFI já vem implementada em quase todos os computadores que, além das características anteriormente mencionadas, proporciona um dualboot (2 Sistemas Operativos instalados em simultâneo) mais seguro e rápido.

Já conhecias a EFI/UEFI? O que achas em relação a este assunto?

Arquivado na categoria: O meu computador


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.