UEFI – O que é?
Olá amigos! Tudo bem?
Há poucos dias, falámos-te sobre a BIOS (ver aqui), que é o sistema básico de entrada e saída de um computador. No final desse artigo, mencionámos a EFI e a UEFI. Sabes o que são? Se não, vais aprender. Se sim, continua a ler… pode ser que descubras algo que ainda não saibas!
EFI (Extensible Firmware Interface) foi desenvolvida pela Intel e, em 2005 tornou-se muito menos utilizada devido ao aparecimento da UEFI (Unified Extensible Firmware Interface) que permite um conjunto de funcionalidades e também uma velocidade maior no boot do computador.
O contacto do utilizador com a BIOS é feito através do teclado mas na UEFI pode ser utilizado o rato, o que facilita o seu uso. Além disso, a UEFI tem uma interface muito boa, como esta:
O boot (iniciação) do computador é muito mais rápida e pode chegar até aos 5 segundos, por exemplo.
Como podemos ver no esquema acima, a EFI/UEFI situa-se entre o Hardware e Firmware e o Sistema Operativo. A sua função é a mesma que a da BIOS, mas com uma interface gráfica, com melhores funcionalidades e velocidades.
A UEFI foi concebida de forma melhorar a interoperabilidade do software e passar as barreiras da BIOS, ou seja, superar as limitações da BIOS.
Algumas das principais características da UEFI são:
- Melhor segurança ao ajudar a proteger o processo de pré-arranque contra ataques de bootkit.
- Velocidade de arranque e retoma de hibernação mais rápida.
- Suporta unidades superior a 2,2 terabytes (TB), o que a BIOS não suportava.
- Suporta controladores (drivers) de firmware de 64 bits modernas.
- Podemos utilizar a BIOS com hardware UEFI.
Atualmente, a UEFI já vem implementada em quase todos os computadores que, além das características anteriormente mencionadas, proporciona um dualboot (2 Sistemas Operativos instalados em simultâneo) mais seguro e rápido.
Copiei para um trabalho aqui na escola galera hypebeast mano obrigado vlw flw