Aprende o significado de alguns termos informáticos [Parte III] | Pplware Kids

Aprende o significado de alguns termos informáticos [Parte III]

Olá!

Aqui estamos nós, como prometido, na terceira parte desta rubrica que pretende dar a conhecer o significado de alguns termos do mundo da informática.

Na primeira e na segunda parte mostrei-te alguns termos básicos, e nesta terceira parte vou dar colocar alguns termos mais comuns que utilizámos no dia a dia da Internet e que às vezes podes não saber o significado.

Vamos a isso!

012


 

Link – Hiperligação, é algo que liga, por exemplo um endereço como www.pplware.com, liga (linka) ao site do pplware.

Site – É uma página web com vários conteúdos e sobre um determinado tema. Já existe a tradução para português que é ‘sítio’, mas ainda não é muito utilizada.

Browser – É o navegador da Internet, o programa que te permite abrir os sites e explorar conteúdos web. O Internet explorer, Firefox e Chrome são exemplos de browsers.

Blog – É um género de site mas serve mais para as pessoas escreverem publicações, pequenos textos sobre um determinado tema. O Pplware Kids, por exemplo, tem um formate de Blog! Existe também já a tradução para português, e é ‘Blogue’. 

E-mail – Esta é simples, significa correio eletrónico

Endereço/URL – Endereço de um determinado link. Por exemplo, o endereço para abrires o pplware é www.pplware.com

Cloud – Cloud significa nuvem, mas neste contexto quer dizer armazenamento na nuvem, ou seja, em vez de estares a guardar ficheiros no teu PC, essa informação passa a estar guardada em máquinas, algures na nuvem (ou seja, algures no mundo) e em segurança. Essa informação pode depois ser acedida por ti, a partir de qualquer lugar, desde que tenhas acesso à Internet.

HTTP – Significa “hypertext transfer protocol”, e é o protocolo usado para apresentação páginas web (permite que os textos, imagens e vídeos dos links que têm http antes do endereço, abram corretamente no teu navegador).

HTML – Significa “Hypertext Markup Language” e é a linguagem de notação com que se desenvolvem muitas páginas web. Digamos que é a linguagem base…depois há outras linguagens de programação,  como por exemplo o PHP, ASP, JSP, etc.

IP – Significa “Internet Protocol” ou traduzido é o protocolo da Internet, e já explicámos aqui

Download – Significa tirar algo da Internet, neste caso, para o teu PC.

Upload – Ao contrário do Download, o upload é o acto de passares algo do teu PC para a Internet, como por exemplo, passares fotografias para uma rede social.

E hoje ficamos por aqui, num próximo artigo desta rubrica vamos continuar a colocar termos sobre a Internet! Se tiveres dúvidas, coloca um comentário abaixo! Porta-te bem 😉

 

 Artigos Relacionados

Aprende o significado de alguns termos informáticos [Parte I]

Aprende o significado de alguns termos informáticos [Parte II]

Arquivado na categoria: Kids, O meu computador


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×