Descoberto material que nem no centro da Terra derreteria | Pplware Kids

Descoberto material que nem no centro da Terra derreteria

É de 4 126 graus Celsius a temperatura a que um novo material, descoberto por investigadores da Universidade de Brown, é capaz de suportar.

Este material poderá vir a quebrar o recorde de maior temperatura de derretimento alguma vez encontrada pela humanidade!

núcleo


Investigadores da Universidade de Brown, nos Estados Unidos, poderão ter descoberto um composto resultante da combinação de háfnio, azoto e carbono, capaz de suportar temperaturas até 4 400 graus Kelvin, que correspondem a quase 4 126 graus Celsius.

Esta temperatura equivale a cerca de 66% da temperatura da superfície do Sol, sendo superior à temperatura do núcleo terrestre.

O HfN0.38C0.51, nome dado ao composto químico, foi descoberto através de uma série de simulações feitas em computador, que revelaram o ponto ideal de derretimento de cada um dos compostos isolados em nível atómico.

Segundo os investigadores, “o estudo poderá inspirar a fabricação de novos materiais de alto desempenho para uma série de utilizações, desde revestimentos para turbinas a gás até escudos térmicos de aeronaves de alta velocidade.”

Quanto à sua usabilidade prática, ainda não existem testes suficientes que o garantam.

Fonte: Universidade de Brown

Arquivado na categoria: Curiosidades


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.