Descoberto material que nem no centro da Terra derreteria
É de 4 126 graus Celsius a temperatura a que um novo material, descoberto por investigadores da Universidade de Brown, é capaz de suportar.
Este material poderá vir a quebrar o recorde de maior temperatura de derretimento alguma vez encontrada pela humanidade!
Investigadores da Universidade de Brown, nos Estados Unidos, poderão ter descoberto um composto resultante da combinação de háfnio, azoto e carbono, capaz de suportar temperaturas até 4 400 graus Kelvin, que correspondem a quase 4 126 graus Celsius.
Esta temperatura equivale a cerca de 66% da temperatura da superfície do Sol, sendo superior à temperatura do núcleo terrestre.
O HfN0.38C0.51, nome dado ao composto químico, foi descoberto através de uma série de simulações feitas em computador, que revelaram o ponto ideal de derretimento de cada um dos compostos isolados em nível atómico.
Segundo os investigadores, “o estudo poderá inspirar a fabricação de novos materiais de alto desempenho para uma série de utilizações, desde revestimentos para turbinas a gás até escudos térmicos de aeronaves de alta velocidade.”
Quanto à sua usabilidade prática, ainda não existem testes suficientes que o garantam.
Fonte: Universidade de Brown
Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.