Conheces os 5 maiores supercomputadores do mundo? | Pplware Kids

Conheces os 5 maiores supercomputadores do mundo?

Olá amigos! Tudo bem?
Hoje em dia, tudo está conectado, existem enormes evoluções se compararmos ao presente do passado de há apenas 20 anos. Os computadores e máquinas eletrónicas têm evoluído muito como já viste que passaram apenas 40 anos desde a primeira chamada móvel e a história dos computadores.

Como toda esta evolução, devem haver os supercomputadores: os gigantes com imensos processadores, os ultra rápidos, os potentes! Existem menos de mil no mundo, mas hoje vamos falar dos 5 principais!

superpc00


Antes de vos apresentar os computadores em si, vou-vos falar do propósito da existência destes magníficos computadores. Um dos grandes motivos é as pesquisas ciêntíficas que exigem alto poder de processamento. Estas pesquisas podem ser das mais variadas áreas, como médicas por exemplo.

A sua localização é, principalmente, nos Estados Unidos pois 52.8% (264 supercomputadores) dos supercomputadores do mundo estão lá localizados. De seguida vem a China com 12.6%.

Os processadores utilizados nestas máquinas são fantásticos – nada comparados aos que utilizamos nos nossos pequenos computadores. Já vamos ver os processadores e a sua capacidade de processamento quando analisarmos os supercomputadores.

Em relação ao Sistema Operativo, as distribuições Linux ficam em primeiro lugar nos supercomputadores: em 500 supercomputadores, 482 contam com o sistemas operativos Linux.

Vamos começar agora por conhecer o mais potente supercomputador do mundo:

1 |  Tinhae-2

superpc01

O Tinhae-2 é o mais potente supercomputador do mundo que se localiza na China e a empresa responsável pelo mesmo é a NUDT. Este, foi criado em 2013 e os seus principais CPUs são intel Xeon com 3.120.000 cores.

Este supercomputador tem capacidade de processamento, em média, de 33.862 TFLOPS e no seu pico máximo de 54.902 TFLOPS.

2 | Titan

superpc02

Em segundo lugar temos o Titan que se localiza nos Estados Unidos da América à responsabilidade da empresa Cray Inc. Criado em 2012, os seus CPUs principais são AMD Opteron e contam com 560.640 cores.

Em relação ao poder de processamento, 17.590 TFLOPS são a média, atingindo no seu pico máximo de processamento 27.112 TFLOPS.

3 | Sequoia

superpc03

Em terceiro lugar a IBM tem o seu fantástico Sequoia localizado nos EUA e criado em 2013. Os seus principais CPUs são PowerPC BLueGene/Q e conta com 1.572.864 cores.

A sua capacidade de processamento é, em média, 17.173 TFLOPS e no seu auge, 20.132 TFLOPS.

4 | K Computer

superpc04

Outro supercomputador mas este localiza-se no Japão e a empresa responsável pelo mesmo é a Fujitsu. Este, foi criado em 2013 e os seus principais CPUs são SPARC64 VIIIfx com 705.024 cores.

Este supercomputador tem capacidade de processamento, em média, de 33.862 TFLOPS e no seu pico máximo de 54.902 TFLOPS.

5 | Mira

superpc05

Por fim, temos a Mira que também é da responsabilidade da IBM e que se localiza nos Estados Unidos da América. Conta com CPUs principais PowerPC BlueGene/Q com 786.432 cores.

O seu processamento passa de um pico de 10.066 TFLOPS a uma média de 8.586 TFLOPS.


Existem muitos outros supercomputadores no mundo, mas estes são os que atualmente se destacam no nosso mundo.

Arquivado na categoria: Curiosidades


1 Comentário

  1. Linux, o melhor!

Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×