Já passaram 40 anos desde a primeira chamada... | Pplware Kids

Já passaram 40 anos desde a primeira chamada…

…telefónica móvel!

Olá amigos! Tudo bem?
Os telemóveis são “seres” de pequena dimensão que quase todos nós utilizamos para nos mantermos em contato com outras pessoas, desde um simples SMS a uma chamada telefónica. Estes telemóveis têm vindo a ter uma grande evolução ao longo dos anos: ao início eram “gigantes”, depois veio a moda dos pequenos e atualmente, já vamos vendo ecrãs maiores nos smartphones.

Como tudo o que há hoje nem sempre houve, os telemóveis e telefones não são excepção! A primeira chamada telefónica foi feita há 40 anos (e alguns meses) por Martin Cooper!

martincooper


Martin Cooper foi um empregado da Motorola que fez a primeira chamada telefónica utilizando um protótipo do Motorola DynaTAC 8000X que foi o primeiro telemóvel comercializado no mundo.  Este feito deu-se a 3 de abril de 1973!

Esta chamada de Cooper, foi realizada para o seu rival que andava a tentar desenvolver a mesma tecnologia ao serviço da AT&T sendo a mensagem que este proferiu, uma pequena provocação:

I’m ringing you just to see if my call sounds good at your end.

Com esta frase, Cooper disse que estava a telefonar só para ver se a sua chamada se ouvia bem no fim do seu rival.

O telefone móvel em questão tinha 9 polegadas, 30 circuitos e pesava 997 gramas. O que ainda era melhor é o facto da sua autonomia de 35 minutos em conversação e a sua demora de 10 horas a carregar!

Na altura já existiam outros modelos, uns telefones que se usavam numa mala, mas este foi aquele que mais revolucionou por ser aquele realmente móvel ao contrário dos outros.

Já passaram 40 anos e, durante todos estes anos, houve diversas modas e várias filosofias que criaram guerras entre marcas e muitas delas ficaram pelo caminho. Até hoje esta é uma ferramenta indispensável no nosso dia a dia.

Comparem o vosso telefone com o da imagem e digam-nos, nos comentários, as evoluções que nestes ocorreram e que mais gostaram!

Arquivado na categoria: Curiosidades


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.