Será que é alérgico ao exercício físico? Há quem seja! | Pplware Kids

Será que é alérgico ao exercício físico? Há quem seja!

Existem muitos tipos de alergia, umas mais conhecidas que outras, mas sabia que há quem seja alérgico à prática de exercício físico? Não se trata de uma brincadeira e pode ter consequências graves.



Reação alérgica pouco conhecida

Muitas vezes dizemos, na brincadeira, que não podemos praticar exercício físico porque somos alérgicos. Na verdade, há quem seja mesmo e, nem sempre é fácil viver com este tipo de alergia.

Imagine que, depois de comer, vai para o ginásio tentar queimar algumas calorias. Ao dar início ao seu exercício começa a suar, tudo normal, até é sinal de que se está a esforçar! Mas, quando começa a sentir os seus olhos a arder, a sentir dificuldade em respirar e repara que a sua cara está a inchar, já não parece muito normal.

Uma situação real

Joe O`Learry foi surpreendido com esta situação em 2015. O que fez com que tivesse de ser transportado para o hospital para ser medicado com doses altas de esteroides e anti-histamínicos.

Segundo especialistas na matéria, O`Learry sofreu um choque anafilático, não por alguma coisa que tivesse ingerido mas sim, devido a ter praticado exercício físico.

Alguns casos conhecidos

Parece estranho, mas este não é caso único. Estima-se que 50 em cada 100 mil pessoas sofram deste tipo de alergia. E o motivo pelo qual esta reação é desencadeada tem a ver com a pratica de exercício físico depois de ter ingerido certos alimentos.

Não se considera uma reação alérgica ao que comeram porque, se não praticarem exercício físico de seguida, essas pessoas não desencadeiam estas reações. No caso de O`Learry os alimentos que interferem com a pratica de exercício físico são: tomate, pimentões, soja ou frutos secos.

Esta reação pode ser desencadeada também pela combinação de exercício físico com certos medicamentos como é o caso da aspirina. E pode ainda, nas mulheres, acontecer em certos períodos do ciclo menstrual, o que acontece devido aos níveis de estrogénio estarem mais altos.

Exercício físico intenso é fator de risco

Um fator em ter em conta é certamente a intensidade do exercício. Quando é feito muito esforço, tem mais probabilidades de desencadear a reação alérgica. Em relação ao desporto, até agora, o único que ficou de fora desse desfecho foi a natação.

A explicação encontrada pelos especialistas para que tudo isto aconteça é que o aumento do fluxo sanguíneo leve também a que aumente a circulação de células do sistema imunológico pelo organismo, ou ainda, que certas proteínas presentes nos intestinos mudem de comportamento durante a atividade física, e comecem a interagir de forma diferente com os alimentos.

Apesar de ser possível de acontecer, é importante relembrar que este tipo de alergia acontece apenas em 50 pessoas de entre 100 mil. Por isso não use isto como uma desculpa e pratique exercício físico, pois de forma moderada faz muito bem à saúde.

Arquivado na categoria: Saúde


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×