Rótulos comunicam com consumidores de bebidas açucaradas | Pplware Kids

Rótulos comunicam com consumidores de bebidas açucaradas

Investigadores da Harvard Chan School of Public Health e da Harvard Business School realizaram um novo estudo que tem em vista as advertências expostas em produtos. Quando estas incluem fotos que associam o consumo de bebidas açucaradas à obesidade, diabetes tipo 2 e cárie dentária, as vendas registam significativas quedas.


Num estudo de campo executado na cafetaria de um hospital, os investigadores descobriram que os rótulos de aviso gráficos reduziram a compra de bebidas açucaradas em 14,8%. Por sua vez, os rótulos de aviso elaborados em texto e os rótulos de calorias não surtiram efeito.

Os rótulos de advertência existem há muito tempo para os produtos de tabaco, mas são um novo conceito para bebidas açucaradas.

Referiu Grant Donnelly, um dos autores do estudo.

Estes estudo foi publicado online na segunda-feira na revista Psychological Science é, segundo Donnelly, é o “primeiro estudo a avaliar a eficácia das advertências de bebidas açucaradas”.

Os investigadores testaram três rótulos diferentes exibidos perto das bebidas engarrafadas numa cafetaria de um hospital em Massachusetts. Primeiro, um com avisos de textos acerca dos riscos para a saúde quando se trata de bebidas açucaradas; um segundo com avisos gráficos; e terceiro, um com listas de calorias.

Os rótulos foram testados consecutivamente, com períodos de duas semanas entre cada teste, durante os quais nenhum rótulo foi exibido. Durante o estudo foram registadas mais de 20 mil vendas de bebidas.

As descobertas mostraram que durante as semanas em que os avisos gráficas eram exibidos, o consumo de bebidas açucaradas descia 14,8%. Os consumidores pareciam substituir a água engarrafada por bebidas com açúcar. Também a média de calorias por bebida vendida diminuiu durante esse período, de 88 para 75. Como referido, os avisos em texto e os rótulos de calorias não obtiveram um efeito significativo na compra de bebidas.

Em seguida, os autores do estudo realizaram mais dois de acompanhamento online. No primeiro, perguntaram aos consumidores de que forma é que a presença de uma etiqueta gráfica de aviso pode influenciar a compra de bebidas. Os resultados mostraram que este tipo de aviso espoletou o sentimento negativo quanto a bebidas açucaradas e aumentou a consideração quanto aos riscos que aquelas podem significar para a saúde. Desta forma, o sabor passou para segundo plano.

No segundo, mais de 400 participantes foram questionados quanto ao apoio que dariam à colocação de três rótulos nas bebidas açucaradas. Quando foram informados sobre a eficácia das advertências gráficas na redução do consumo das bebidas, também os participantes se mostraram a favor dos avisos em etiquetas gráficas em prol das advertências em texto ou em rótulos de calorias.

“À medida que o governo procura formas que visam a redução do consumo de bebidas açucaradas, os rótulos de advertência gráfica merecem consideração como ferramenta que pode informar os consumidores, encorajando-os a efetuar escolhas mais saudáveis.

Refriu Laura Zatz, coautora deste estudo.

 

Por Ana Sofia Neto para Pplware Kids

Arquivado na categoria: Saúde


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×