Reverter células adultas em células estaminais é possível | Pplware Kids

Reverter células adultas em células estaminais é possível

Encontrar uma forma de reverter ou desacelerar, de forma visível o envelhecimento, ainda faz parte do futuro. Cientistas portugueses entraram nesse ramo e dizem ser possível transformar células adultas em células estaminais.


Uma equipa de investigadores do Instituto de Medicina Molecular (IMM), em Lisboa, garante ser possível reverter células adultas de forma a que estas se tornem células estaminais.

Através da manipulação de um gene existente em células adultas foi possível reverter o envelhecimento celular. Este resultado foi conseguido num estudo feito com células da pele de ratos de laboratório.

No decorrer da investigação os cientistas verificaram que um gene se manifestava de forma diferente, mais ativamente, em células mais velhas. Isso levou os cientistas a pensar como se comportaria esse gene, em células mais novas, se os seus níveis fossem diminuídos, se o comportamento seria idêntico ao causado nas células mais velhas.

O estudo, orientado por Bruno de Jesus e Maria do Carmo Fonseca, foi publicado na revista académica Nature Communications. Segundo explicou Bruno de Jesus, durante a experiência com cobaias, a reversão de células adultas não é possível, mas pode ser possível com a redução do gene.

Ao retirarem células da pele de ratos mais velhos e reduzirem o gene em questão foi possível reverter as células adultas em células estaminais. Estas células, ao contrário das adultas, têm a capacidade de se renovar, e agora, ao “desativar” esse gene, que faz parte das células mais velhas, o mesmo vai ser conseguido com estas.

As células adultas vão assim poder reverter o processo e tornarem-se em células estaminais o que faz com que células destruídas possam ser substituídas por “novas” células.

É um campo delicado, mas estes avanços na ciência podem vir a ser muito importantes para a regeneração de tecidos doentes de pessoas mais idosas.

Arquivado na categoria: Saúde


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×