Mosquito da Dengue chegou a Portugal | Pplware Kids

Mosquito da Dengue chegou a Portugal

Foi detetada em Portugal, mais propriamente na região Norte do país, uma espécie do mosquito que é transmissor do vírus da dengue. A Direção-Geral da Saúde (DGS) diz que não há indícios de risco acrescido para a população.



Há vários anos na Europa, mosquito da Dengue chegou a Portugal

De origem Asiática, o mosquito da dengue chegou à Europa há vários anos. Dengue é uma doença tropical infeciosa que é provocada pelo vírus da dengue, através da picada.

Na maior parte das vezes a doença é assintomática, mas, no caso de haver sintomas associados normalmente esses são, dor de cabeça, febre, dores musculares e nas articulações, e erupções semelhantes às provocadas pelo sarampo.

Não há só uma espécie de mosquito que transmita esta doença, tem quatro tipos diferentes de vírus e, curiosamente, uma delas dá imunidade, embora parcial e temporária contra os outros três tipos.

A melhor forma de evitar esta epidemia é a prevenção

Apesar de já se ter ouvido falar de uma vacina para este vírus, a verdade é que ela ainda não existe, por isso a prevenção é mesmo o melhor remédio. Usar roupas que cubram o máximo do corpo, usar repelente na roupa e corpo e colocar redes mosquiteiras nas habitações.

O tipo de mosquito encontrado em Portugal não tem qualquer indicação de que esteja infetado. Para além disso, o facto de ter sido encontrado em Portugal não quer dizer que haja qualquer tipo de evasão desta espécie de mosquito.

A DGS informa que o diretor-geral da Saúde bem como o presidente do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge manterão a população informada sobre a evolução da situação. Todas as medidas estão a ser tomadas pelos serviços de saúde pública a nível regional e local da região Norte.

Arquivado na categoria: Saúde


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×