IA ajuda a diagnosticar doenças cardíacas e cancro do pulmão | Pplware Kids

IA ajuda a diagnosticar doenças cardíacas e cancro do pulmão

A inteligência artificial veio para ficar e está a avançar cada vez mais em áreas que o Homem não consegue chegar de forma tão precisa. Na saúde e na ciência está cada vez mais apta para ajudar no tratamento de doenças graves como cancro.



Inteligência Artificial é mais eficaz a interpretar exames

Pesquisadores do Hospital Radcliffe, em Oxford, desenvolveram um tipo de inteligência artificial que tem como finalidade conseguir detetar precocemente casos de cancro do pulmão ou doenças cardíacas.

Este avanço é vantajoso para doentes, que podem começar a tratar-se de uma forma quase preventiva, mas também para o sistema de saúde, que pode poupar assim muito dinheiro ou direcioná-lo para outros campos onde sejam necessárias mais verbas.

No que diz respeito a problemas de coração, essa tecnologia irá estar disponível, inicialmente, no sistema de saúde britânico, a partir do primeiro semestre de 2018. O que pode implicar uma redução de 50% dos gastos anuais em serviços de análises de patologias.

Detalhes que escapam ao olho humano

Os problemas de coração são detetados por cardiologistas, na maior parte dos casos, pelo ritmo dos batimentos cardíacos através de exames. Mas, existem conclusões médicas que acabam por falhar no diagnóstico, e doentes com problemas são mandados para casa, ou fazem cirurgias desnecessárias.

A criação do hospital Radcliffe consegue fazer um diagnóstico mais preciso. Baseado igualmente em exames feitos pelos doentes consegue analisar pequenos detalhes que não são percetíveis ao olho humano. Se verificar que o doente está em risco de ter um enfarte, sugere recomendações.

No que toca ao cancro do pulmão, esta tecnologia consegue detetar de forma mais rápida e eficaz, alguns casos que à vista humana demonstrariam dúvidas. Assim, desta forma, o doente mais uma vez é poupado de series de exames.

Momento de ansiedade tornam-se menores

A empresa Optellium associou-se ao projeto e está a comercializá-lo. Segundo Timor Kadir, diretor de Ciência da Tecnologia da empresa, os testes que foram feitos em Manchester demonstram que cerca de 4 mil casos podem ser diagnosticados precocemente e tornarem-se casos de sucesso no que diz respeito ao combate à doença.

“Num sistema de recursos limitados como o NHS, em vez de nos concentrarmos na economia de custos, estamos investigando como oferecer um serviço de saúde melhor para as pessoas com o mesmo dinheiro. Esse é o potencial da inteligência artificial no Reino Unido.” Afirma Timor Kadir.

Kadir acrescenta ainda, que sendo possível implementar um sistema de diagnóstico de cancro do pulmão pode assim reduzir-se de forma significativa os gastos nessa área, nos Estados Unidos e na União Europeia.

Se assim for, tanto pacientes como serviços de saúde podem beneficiar, e muito, com o auxilio que a inteligência artificial se predispõe a prestar.

Arquivado na categoria: Saúde


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×