Consumo de chocolate reduz stress e inflamação | Pplware Kids

Consumo de chocolate reduz stress e inflamação

O chocolate é cura para muitas doenças, sabemos que sim. Isto porque há quem jure a pés juntos que quando está triste, o chocolate alivia a tristeza. Na preocupação, o chocolate acalma a alma e na ansiedade, o chocolate ajuda a tranquilizar.

Se pensava que era apenas capricho, saiba que investigadores da Universidade Loma Linda (EUA) chegaram à conclusão que chocolate preto com 70% de cacau tem efeitos positivos para o corpo.


Os resultados de dois estudos foram apresentados no evento Experimental Biology 2018, evento que aconteceu em San Diego. Das conclusões apresentadas, vários resultados defendem que chocolates com alta concentração de cacau (70%, no mínimo) têm efeitos positivos nos níveis de stress, inflamação, humor, memória e imunidade.

É verdade que o cacau é uma grande fonte de flavonoides, mas a realidade diz-nos que esta é a primeira vez que este efeito é estudado nos humanos para determinar como influencia na saúde cognitiva, endócrina e cardiovascular.

O investigador Lee S. Berk, da Universidade Loma Linda (EUA) participou dos dois estudos.

Durante anos observamos a influência do chocolate preto em funções neurológicas pelo ponto de vista do açúcar – quanto mais açúcar, mais felizes ficamos. Esta é a primeira vez que observamos o impacto de grandes quantidades de cacau em doses pequenas como barras de chocolate em humanos por períodos de tempo curtos ou longos.

Os flavonoides encontrados no cacau são agentes antioxidantes e anti-inflamatórios extremamente potentes e trazem benefícios já conhecidos para o cérebro e saúde cardiovascular.

O primeiro estudo focou no impacto desse chocolate no sistema imunológico humano e concluiu que ele causa uma cascata de reações que reduzem inflamações.

O segundo estudo analisou a resposta eletroencefalográfica de voluntários que consumiram 48g de chocolate com 70% cacau 30 minutos e também 120 minutos antes. Os resultados mostram que este alimento melhora a neuroplasticidade, a capacidade do sistema nervoso de moldar-se quando sujeito a novas experiências.

Berk afirma que os estudos requerem maiores investigações, especialmente para determinar a significância desses efeitos nas células imunológicas e no cérebro, em grupos maiores de participantes. A próxima pesquisa, que será realizada por esta equipa, vai investigar os mecanismos que podem estar envolvidos na relação de causa e efeito de comportamento cerebral após a ingestão desse chocolate com alta concentração de cacau.

Via

Arquivado na categoria: Saúde


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×