Campanha de vacinação contra a gripe começa hoje | Pplware Kids

Campanha de vacinação contra a gripe começa hoje

Arranca hoje a campanha de vacinação contra a gripe. Este ano, tendo em conta a situação meteorológica, o plano de vacinação avança duas semanas depois do que tem sido habitual.

Esta campanha pretende garantir uma maior proteção durante o período de epidemia que, segundo a Direção-Geral da Saúde, ocorre na segunda quinzena de dezembro.


Este ano o Serviço Nacional de Saúde tem disponíveis 1,4 milhões de doses de vacinas para administrar. A vacinação é feita nos centros de saúde, mas também nas farmácias.

 

É importante vacinar contra a gripe?

Sem dúvida. Agora que as condições climatéricas estão a mudar, onde o tempo frio e chuvoso toma lugar ao calor, é importante tomar medidas contra a gripe. Trata-se de uma doença contagiosa e que geralmente se cura de forma espontânea, mas que pode provocar complicações a pessoas mais idosas ou doentes crónicos, levando à hospitalização ou, em casos mais graves, pode mesmo causar a morte.

 

Quem deve tomar a vacina?

Todas as pessoas que estão apontadas como estando nos grupos de risco. Falamos em caso das pessoas com idade igual ou superior a 65 anos; doentes crónicos e imunodeprimidos com seis ou mais meses de idade; grávidas e profissionais de saúde e outros prestadores de serviços.

 

Onde podem ser administradas as vacinas?

Todos os anos há nos centros de saúde o serviço que promove a administração das vacinas. Contudo, também podem ser procuradas nas farmácias, visto que dispõem de qualidade técnica e humana para administrarem esta e outras vacinas. Além disso, poderá ser mais fácil dada a grande cobertura geográfica, o que torna o processo mais fácil e cómodo para os utentes.

 

Quanto custam as vacinas?

No Serviço Nacional de Saúde, a vacina é gratuita para quem tem mais de 65 anos, “para residentes ou internados em instituições, para os bombeiros e para pessoas com algumas doenças específicas. Nestes casos, a vacina não necessita de receita médica e dispensa também pagamento de taxa moderadora”.

Já as pessoas que não estão abrangidas pela vacinação gratuita podem adquirir a vacina nas farmácias, sob prescrição médica, beneficiando de uma comparticipação de 37%.

 

Leia também:

Porque será que a gripe ataca mais durantes os meses de frio?

Arquivado na categoria: Saúde


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×