Porque será que a gripe ataca mais durantes os meses de frio? | Pplware Kids

Porque será que a gripe ataca mais durantes os meses de frio?

Juntamente com o frio e o mau tempo chegam as doenças respiratórias. Constipações, gripes, infeções respiratórias, todas estas doenças são mais propícias no inverno. Mas porque será que este vírus ataca mais nos meses frios?



O frio dá as condições ideais ao vírus

Um grupo de investigadores do US National Institutes of Health, analisou o vírus e descobriu que este está envolvido por uma capa constituída por moléculas de gordura.
Ao ser exposta a temperaturas baixas, a capa protetora gelifica o que faz com que se torne rígida e resistente, e assim o vírus consegue manter-se vivo mesmo fora do corpo humano.

Ao entrar no canal respiratório, a temperatura corporal consegue amolecer a capa do vírus e aí começa todo o processo. No decorrer desta alteração, que acontece a partir dos 15,6 graus, deixa o corpo vulnerável e suscetível, de tal forma que as suas células podem ser infetadas.

O nosso sistema respiratório é coberto por uma mucosa com cílios (pequenos pelos). O frio faz com que esses pequenos não possam exercer as suas funções. Ficam como que congelados e não conseguem “prender” os invasores que vêm do exterior.

Assim, os micro-organismos têm a porta aberta para entrar no nosso organismo e causar infeções. Dependendo do local onde se instalam podem causar diferentes tipos de infeção.

Para se proteger da gripe o melhor é tomar precauções

Ao contrário do que possa pensar, os lugares abertos e ventilados são preferíveis nos dias frios pois evitam a concentração de vírus e bactérias. Abra janelas, areje a casa e não obrigue as crianças a ficar em casa. Agasalhe-as e deixe-as brincar na rua, se as proteger em casa ficam mais expostas à doença.

Algumas dicas são fundamentais para manter o vírus afastado. Não saia de casa com o cabelo molhado. Cerca de 80% do calor é eliminado pela cabeça, com o cabelo molhado perde calor muito rápido e devido a uma vasoconstrição o sangue foge das mucosas, o que dificulta o trabalho dos cílios a proteger o organismo dos vírus e bactérias.

Para além disso, lave o nariz para retirar a poluição; não deixe que o ar da sua casa fique demasiado seco; beba muita água, e caso faça parte de algum grupo de risco vacine-se.

Arquivado na categoria: Saúde


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×