As moscas são transmissoras de mais doenças do que imagina | Pplware Kids

As moscas são transmissoras de mais doenças do que imagina

Estudo cientifico mostra que as moscas a que estamos habituados a ver, por vezes em nossas casas, podem transmitir várias doenças.



As moscas comuns transmitem doenças

Os dois tipos de mosca mais comuns, a mosca doméstica e a mosca varejeira, podem transportar mais de 300 tipos de bactérias, tal como mostra um estudo feito por investigadores da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos.

A mosca é um animal que é considerado por muitas pessoas como irritante. Para além do seu zumbido que parece que nos persegue, ainda se atreve a pousar na nossa comida. E sabe-se lá onde pousou antes.

Esse ser que, para além de inconveniente, parece “não fazer mal a uma mosca” ou seja, não fazer mal nenhum, afinal pode transmitir diversas doenças.

Nos países subdesenvolvidos, onde o saneamento básico e o tratamento do lixo não são feitos da forma mais correta, este inseto é um problema por causa das doenças que facilmente transmite. Morrem todos os anos milhões de crianças por desidratação devido a diarreia e outras doenças causadas pelas moscas.

Mais de 300 bactérias encontradas

A nossa realidade não é essa, mas muitas são as bactérias que as moscas carregam que podem ser transmitidas ao ser humano causando infeções estomacais, intoxicações e até pneumonia.

Tanto a mosca doméstica como a varejeira adoram pousar em lixo, animais mortos, fezes. Os micróbios existentes nesses restos pegam-se às pernas e asas das moscas e vão-se espalhando pelo ambiente e pela nossa comida de cada vez que batem as assas.

As pessoas tinham alguma noção de que as moscas transportavam agentes patogénicos, mas não tinham ideia da dimensão desse fato e da escala em que essas bactérias podem ser transportadas

Comenta Donald Bryant, um dos autores do estudo.

Os investigadores do estudo analisaram 116 moscas de três continentes diferentes e diversos habitats, utilizaram técnicas de ordem sequencial de ADN de forma a identificar as bactérias que estavam sobre o corpo dos insetos.

Na mosca doméstica, que existe em todo o nosso planeta, encontraram 351 tipos de bactérias, e na mosca varejeira, que se ambienta melhor em climas quentes, foram encontrados 316 tipos. Muitos desses tipos foram encontrados em ambas as espécies.

Sendo que é certo que não vai ser possível acabar com as moscas, é importante mantê-las longe dos nossos alimentos. Não facilite e, caso encontre uma mosca pousada na sua comida, não se limite a enxota-la, deite a comida fora. Pode não parecer a melhor solução, mas é o melhor para a sua saúde.

Arquivado na categoria: Saúde


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×