A meditação trabalha diferentes partes do cérebro, experimente! | Pplware Kids

A meditação trabalha diferentes partes do cérebro, experimente!

Muitos estudos revelaram que a meditação faz com que as pessoas se sintam mais calmas e que encarem a vida de outra forma. A meditação faz bem ao cérebro, isso está provado! Mas, ao que parece, cada forma de meditação está ligada a uma parte distinta do cérebro.



A meditação é o exercício físico do cérebro

Tal como o exercício físico, que tem vem várias vertentes dependendo do objetivo de cada um, a meditação também tem várias modalidades. Consoante os seus objetivos deve fazer determinado tipo de meditação.

Está provado há mais de uma década que nosso cérebro modifica-se quando aprendemos uma nova modalidade. Aprender a fazer malabarismo ou a tocar um instrumento musical, são exemplos disso. Algo semelhante acontece quando praticamos meditação, partes do nosso cérebro modificam-se.

Estudos revelaram que certos tipos de meditação conseguem modificar os circuitos sociais e emocionais

A pesquisa partiu do projeto ReSource no Instituto Max Planck de Ciências Cognitivas e Ciências Humanas em Leipzig, na Alemanha. Foram analisadas três diferentes técnicas de meditação nos cérebros e corpos. Nestes estudos participaram mais de 300 voluntários ao longo de 9 meses.

Meditação consciente, é uma dessas técnicas. Esta técnica consegue ensinar as pessoas a dirigir a atenção para a respiração e para o corpo.

Outro tipo de meditação é mais dirigida à compaixão e conexão emocional, através da meditação de bondade amorosa.

Outro método ainda, levou a encorajar as pessoas a focar-se em questões de diferentes pontos de vista, implicando a meditação a solo e em grupo.

O treino mental é tão complexo como o físico

Após cada curso, de 3 meses, foram feitas ressonâncias magnéticas que mostraram que partes do córtex cerebral foram envolvidas nos diferentes treinos.

A meditação consciente aumentou a espessura no córtex pré-frontal e os lobos parietais, ambos ligados ao controle da atenção, enquanto que a meditação baseada na compaixão mostrou aumentos no sistema límbico, onde são processadas as emoções e a insula anterior, o que ajuda a levar as emoções a uma consciência mais consciente.

Todas as alterações cerebrais foram acompanhadas de melhorias nos testes de habilidade relevantes, tanto a solo como em grupo.

As aulas de meditação devem ser preparadas para objetivos específicos, tal como acontece com as aulas de exercício físico, para que tenha melhores resultados.

Grande parte do stress que vivemos no dia a dia é o stress ligado à vida social, o medo de ser julgado, de não corresponder às espectativas que os outros fazem de nós. Esse tipo de stress está intimamente ligado a problemas e doenças de saúde mental. A meditação é uma boa forma de exercitar o seu cérebro.

Arquivado na categoria: Saúde


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×