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Ryanair: O seu voo foi cancelado? Saiba o que fazer

A Ryanair anunciou no final da semana passada o cancelamento de cerca de 2000 mil voos até ao final de outubro, com o objetivo de reduzir os atrasos nos voos, que aumentou de forma preocupante para a empresa nas duas primeiras semanas do mês.

Mas agora que podem fazer os passageiros que veem os seus voos cancelados?


A Ryanair é uma das companhias aéreas de baixo custo mais populares em Portugal e que, na passada sexta-feira, anunciou que iria cancelar entre 40 a 50 voos por dia, durante 6 semanas, devido aos problemas de pontualidade que tem enfrentado nas últimas semanas.

Segundo a empresa irlandesa, nas primeiras semanas de setembro, a pontualidade dos voos baixou para menos de 80%. Além do mais, o excesso de voos do verão levou à necessidade de colocar os funcionários a descansar neste período.

 

 

No site da Ryanair pode ter-se acesso já às listas de voos cancelados até ao dia 20 de setembro, mas no máximo amanhã já será divulgada a lista completa de todos os voos cancelados e todos os lesados serão notificados via e-mail ou SMS.

 

O que fazer se o meu voo for cancelado?

A Ryanair disponibiliza duas opções que também podem ser encontradas no site. Ou poderá ser pedido o reembolso ou alterar o voo gratuitamenteMas sabia que ainda tem direito a uma indemnização?

Segundo a DECO, a Ryanair não está a informar devidamente o seus clientes lesados, uma vez que não apresenta a indemnização como opção, que pode ir de 60 aos 250€ dependendo da distância do voo.

O jurista da DECO, Paulo Fonseca deixa o alerta:

Os passageiros podem ou solicitar o reembolso do bilhete, ou ir no voo logo que possível, mas tem sempre direito à assistência (refeições, bebidas, chamada telefónica, alojamento) e à indemnização


Estas regras são aplicadas a todas as empresas que voam no espaço comunitário e as exceções que existem não incluem o caso da Ryanair. Além disso, os primeiros voos cancelados não estão a ser anunciados com sete dias de antecedência, tal como a lei prevê.

Para que as indemnizações sejam pagas é crucial que os clientes a solicitem através de uma reclamação junto da companhia.

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