Parece uma rotunda mas… é só uma ponte
Foi numa lagoa no Uruguai, na lagoa Garzón, que foi construída uma ponte. Até aqui nada de estranho, não será a primeira nem a última lagoa a ser atravessada por uma ponte.
Mas esta tem vindo a ser um ponte polémica e que tem vindo a causar espanto um pouco por todo o mundo. Esta nova ponte separa a duas faixas de rodagem através de um circulo perfeito, parecendo quase uma gigante rotunda. Mas qual terá sido o objectivo desta construção?
O conceito da Puente Laguna Garzon era transformar uma travessia de veículos tradicional num evento que reduz a velocidade dos carros, para fornecer uma oportunidade de desfrutar de vistas panorâmicas para uma paisagem incrível e, ao mesmo tempo, criar um lugar para circulação de pessoas no centro. Esta foi a justificação do seu arquitecto Rafael Viñoly.
Esta ponte, com um diâmetro de 103 metros, foi inaugurada no final de 2015 e conta com duas vias e passeios pedonais nos dois lados de cada faixa.
É uma verdadeira obra de arquitectura, engenharia civil e matemática integrada numa paisagem de parar (literalmente) o trânsito.
Esta ponte demorou cerca de um ano a ser construída e todo o processo foi alvo de muita polémica e controvérsia devido a questões ambientais. A obra custou 10 milhões de euros financiados maioritariamente por um empresário argentino detentor de um empreendimento turístico da região.
Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.