Menina de 3 anos tem um QI maior que Albert Einstein, Stephen Hawking e Bill Gates
Há crianças que desde cedo dão provas de serem superdotadas. O caso que hoje é mostrado retrata a vida real de Ophelia, uma menina que com 8 meses surpreendeu pelo que já sabia.
Albert Einstein, Stephen Hawking e Bill Gates têm um QI de 160, mas esta menina tem um QI de 171.
Como nos conta a BBC, a filha de Natalie Morgan e Ben Dew, Ophelia, entrou para a Mensa, uma sociedade de pessoas com quociente de inteligência (QI) alto, quando tinha só 3 anos de idade, mas, a esta altura, os pais já sabiam há algum tempo que a menina era superdotada.
Ophelia disse a primeira palavra alguns meses antes do normal. “A partir daí, ela começou a dizer o nome das cores, as letras, os números, tudo mais cedo do que a maioria das crianças.”
Aos 2 anos, Ophelia já sabia o alfabeto. Quando foi para a creche, os seus pais perceberam o quanto mais avançada ela estava em relação aos colegas.
Nessa altura decidiram que a menina deveria ser avaliada e levaram-na a um psicólogo especializado em crianças superdotadas. “Queríamos saber como podíamos ajudá-la”, diz Ben.
“Não queríamos que ela se sentisse pressionada, mas, ao mesmo tempo, não queríamos que ela se sentisse pouco estimulada.”
Ophelia fez o teste Stanford-Binet, usado para avaliar crianças a partir de 2 anos em áreas como noção espacial, verbal e habilidades lógicas.
O resultado médio entre todas as pessoas que fazem esse teste é de 100. A maioria fica entre 85 e 115. O resultado de Ophelia foi 171.
“Ficaria orgulhosa dela qualquer que fosse o resultado, desde que ela estivesse feliz e saudável”, diz Natalie.
A psicóloga Lyn Kendall, consultora da Mensa no Reino Unido, diz que crianças superdotadas processam as coisas mais rapidamente, têm uma boa memória e prestam mais atenção no que ocorre ao seu redor.
Ela também tem uma sede por aprender, o que pode ser difícil para os pais destas crianças acompanharem.
“Estas crianças começam a agir assim às 5 da manhã e só param ao dormir. Normalmente, os pais chegam para aqui e dizem: ‘Ajude-nos, esta criança não para de fazer perguntas e de querer aprender o tempo todo'”, afirma Kendall.
“Os pais acabam por se sentir isolados. Não podem falar disso com os outros pais À porta da escola, porque pareceria que se estão a gabar.”
Kendall diz, no entanto, que, ao contrário de Natalie e Ben, alguns pais pressionam os filhos para terem um desempenho acima da média – ela diz-se totalmente contra isso.
“Os pais ligam-me e dizem que ‘às 18h30, têm uma conversa intelectual’ com os seus filhos. A que horas eles terão tempo de ser crianças?”
O filho de Kendall, hoje com 36 anos, era uma criança superdotada. Escreveu um romance e trabalhou para a Microsoft, que era o seu emprego dos sonhos quando era mais novo.
Mas a psicóloga diz que ela sempre se preocupou mais em garantir que ele teria uma formação completa.
“Ainda que o cérebro dessas crianças funcione à velocidade da luz, os seus corpos e emoções ainda são infantis, e temos sempre de nos lembrar disso.”
Natalie diz que Ophelia é “uma criança de 3 anos em todos os outros aspectos”. Gosta de correr por aí e brincar com os primos, saltar em poças – coisas normais para a sua idade. Ela também gosta muito de aprender e experimentar coisas novas.
“É como falar com alguém de 19 anos de idade”, diz Ben sobre as suas interações com a filha.
Com 3 anos, a criança consegue já formar uma conversa e manter o tema em constante desenvolvimento, havendo sempre ideias e perguntas que fluem facilmente.
Incrível, com tantos burros mediáticos a arreganharem a tacha, é natural que qq pessoa hoje em dia, seja elevada à categoria de génio. O facto de uma pessoa ser muito boa numa área e completamente néscia noutras, não faz dela um génio. Quando muito é alguém com “queda” para aquilo. E é só isso. Génio, na verdadeira acepção da palavra é alguém que é génio em todas as áreas em que se envolve. E não esqueçam que só um corpo são gera uma mente sã, portanto +de 90 % dos génios que por aí deambulam, não o são. Os outros é que são uns grandes idiotas.
Ela terá um longo caminho de aprendizado e descoberta. Que sua genialidade seja bem aproveitada.
Uau, brutal a história.
Só resta saber se irá ser uma “Einstein”, isto é, descobrir algo realmente extraordinário.