IKEA financiou parque solar para campo de refugiados | Pplware Kids

IKEA financiou parque solar para campo de refugiados

A IKEA Foundation, financiou um parque solar para um campo de refugiados em Azraq na Jordânia. Esta iniciativa pioneira no mundo foi inaugurada pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) e veio permitir que a população de refugiados deste campo tenha agora acesso a eletricidade, que não teve durante dois anos. Agora, coisas tão banais para a maior parte de nós, como falar ao telemóvel com um familiar, passam a ser possíveis.



Campo de refugiados iluminado

Com a capacidade de 2 megawats e um custo de 8,75 milhões de euros o parque solar, totalmente financiado pela IKEA Foundation, vem trazer outras condições e perspetivas de vida diferentes a estas pessoas que tanto precisam de ajuda. Através da campanha “Uma vida melhor para os refugiados”, foram angariados 30,8 milhões de euros, e por cada lâmpada LED vendida durante a campanha, a IKEA Foundation doou um euro ao ACNUR com o intuito de conseguir levar energia renovável e também educação aos refugiados.

Iluminar o acampamento não é apenas uma conquista simbólica. Permitiu criar um ambiente mais seguro para todos os residentes do campo, dando-lhes oportunidades de subsistência, dando também às crianças a oportunidade de estudar depois de escurecer.

Acima de tudo, permite que todos os moradores do campo tenham vidas mais dignas. Mais uma vez, a parceria entre a Fundação IKEA e o ACNUR mostrou como é possível abraçar novas tecnologias, inovação e humanidade para criar um impacto positivo na vida dos refugiados

“O primeiro parque solar do mundo num campo de refugiados reflete a forma como o setor humanitário está a apoiar populações deslocadas. O ACNUR economizará milhões de euros, reduzindo, simultaneamente, as emissões de carbono e melhorando as condições de vida de algumas das crianças e famílias mais vulneráveis do mundo”

Per Heggenes, CEO da IKEA Foundation.

A tecnologia presente em todo o lado

A tecnologia está cada vez mais presente na vida de todos e através dela podemos ajudar também quem mais precisa. O projeto feito neste campo de refugiados vem fornecer eletricidade a 20 000 refugiados que vivem em 5 000 abrigos no campo de Azraq, cobrindo as necessidades energéticas de duas aldeias ligadas à rede nacional e tornar assim melhor e mais segura a vida destes moradores.

 

Por Célia Simões para Pplware Kids.

Arquivado na categoria: Educação


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×