Guia do Caloiro – Dez dicas para estudantes | Pplware Kids

Guia do Caloiro – Dez dicas para estudantes

Este guia não é mais do que algumas dicas compiladas usando o feedback obtido por parte dos alunos que usam determinados serviços e plataformas web de arrendamento.

Assim, estas dez dicas fornecem de forma simples e descomplicada uma ajuda aos estudantes que estão a iniciar a sua nova vida académica.

 


Estas dicas foram selecionadas e trabalhadas pelos responsáveis da plataforma online para alojamento de estudantes universitários em Portugal. Aqui ficam as dez sugestões do ‘Guia do Caloiro’:

 

1 – Envolve-te em tudo o que a universidade tem para oferecer

Interessado em teatro? Junta-te ao clube de teatro da universidade. Adoras música? Junta-te a uma tuna. Não existe lugar melhor para conhecer estudantes que pensam como tu e talvez até se tornem mesmo em amigos para toda a vida. Em norma, as universidades organizam festas, tais como os encontros de cursos e festas de final de ano. São também ótimas formas de conheceres pessoas na universidade e de te envolveres mais na comunidade.

 

2 – Gere bem o teu tempo

Ninguém vai confirmar se terminaste ou não um artigo, ou se estudaste mesmo para um exame. Os professores universitários têm centenas de alunos e não conseguem garantir que cada estudante tenha os seus estudos em dia. Além disso, se moras longe de casa, nem terás sequer os teus pais para te servirem de alerta. Tens de saber gerir bem o teu tempo e fazer o teu trabalho sozinho.

A melhor forma de fazê-lo é descobrir, por tentativa e erro, quanto tempo precisas para estudar para um exame ou escrever um artigo e, de seguida, bloquear esses dias no teu calendário.

 

3 – Aproveita todos os descontos para estudantes que possas ter

A verdade é que com o estatuto de estudante podes poupar bastante dinheiro. O primeiro passo é obteres um cartão de estudante que te proporciona bastantes descontos, não apenas na cidade onde estás a estudar, mas também quando fores viajar.

Existem também passes de estudantes, que oferece, descontos nos transportes públicos. Um cartão da ESN ou da ISIC são também sugestões interessantes.

 

4 – Não te preocupes excessivamente com as notas durante o primeiro ano

Todos os estudantes universitários passam por uma fase em que se sentem ligeiramente confusos e perdidos durante o primeiro ano. E os professores têm consciência disso.

O primeiro ano na universidade funcionará sobretudo para ficares a conhecer melhor os teus interesses e hábitos de estudo. Alguma avaliação menos positiva nos primeiros semestres será certamente compensada nos seguintes.

 

5 – A burocracia é, em norma, terrível

Os departamentos administrativos das universidades contam com centenas de alunos, logo – centenas de processos com os quais têm de lidar, pelo que é importante que saibas ser persistente o suficiente quando se tratam de assuntos mesmo importantes.

 

6 – Se tiveres a opção de morar com outros alunos, fá-lo!

Viver com colegas de universidade é uma experiência incrível e divertida, mas mais do que isso, também nos ensina algumas competências básicas para a vida adulta, tais como cozinhar, limpar, ser responsável, etc. Na universidade tens a oportunidade de aprender tudo isto enquanto vives com alguns dos teus melhores amigos.

 

7 – Estudar fora é sempre uma boa experiência

Viver fora do nosso país é, sem dúvida, uma experiência inestimável que guardaremos connosco para todo a vida. Vais ter oportunidade de aprender muito sobre o mundo, sobre outras culturas e até mesmo sobre ti. Além disso, poderás conhecer pessoas incríveis e talvez até aprender um novo idioma – o que pode ser útil quando estiveres à procura do teu primeiro emprego, após a licenciatura.

A verdade é que, provavelmente nunca mais terás o mesmo tempo livre – então aproveita bem.

 

8 – Faz cursos de curta duração, intercâmbio, workshops, voluntariado ou estágios no estrangeiro com o Erasmus+

Se não te quiseres comprometer com um semestre ou um ano completo no exterior, existem outras oportunidades para conheceres jovens de diferentes países e fazeres algo de positivo pela comunidade num curto período de tempo – e é totalmente gratuito em muitos países. Podes participar em projetos de intercâmbio de jovens, workshops e seminários em todo o mundo, e conhecer novas pessoas.

Consulta os grupos nacionais de Erasmus+, CISV, Alliance ou até mesmo o departamento de Relações Internacionais da tua universidade para obteres mais informações sobre oportunidades no estrangeiro.

 

9 – Aproveita bem o tempo livre

A universidade é um momento para explorares os teus interesses, experimentares coisas diferentes, falhares e tentares novamente. Claro que ir às aulas é muito importante, mas mesmo assim ainda contas com algum tempo livre, por isso utiliza-o para fazeres algo que seja do teu interesse, quer seja um novo hobby, um estágio, uma leitura ou uma viagem.

Hoje em dia, os empregadores procuram mais do que apenas boas notas, por isso é importante fazeres várias atividades durante o período em que frequentas a universidade.

 

10 – Lembra-te disto: ‘estamos todos no mesmo barco’

Ir para a universidade e não conhecer ninguém, sair da casa dos pais e talvez até mudar para um novo país pode parecer realmente assustador, mas a verdade é que é um pouco assustador para todos. Fazer novos amigos será fácil, pois, todos estão à procura de pessoas para criar algumas das melhores lembranças de toda a vida.

Todos poderão parecer um pouco perdidos ao início, mas é normal que assim o seja.

Via

Arquivado na categoria: Educação


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×