Governo irá dar prémios a quem devolver as garrafas de plástico
As garrafas de plástico são um problema grave para o meio ambiente. O abandono destas garrafas, como lixo, resulta em problemas de poluição para dezenas de anos. Nalguns países, é comum já as garrafas de plástico terem uma valor de depósito, isto é, quem as levar poderá depois receber esse valor na entrega da garrafa vazia.
Em Portugal, o Estado vai financiar um sistema de incentivo à devolução do tal depósito de embalagens de bebidas em recipientes de plástico não reutilizável, com vista a garantir o seu encaminhamento para a reciclagem.
Conforme podemos ler o Lei n.º 69/2018, irá ser lançado um sistema de incentivo à devolução e depósito de embalagens de bebidas em plástico, vidro, metais ferrosos e alumínio.
A medida foi publicada em Diário da República esta quarta-feira, vai estar sob a forma de projeto-piloto até ao final do próximo ano.
O prémio a atribuir ao consumidor final pelo ato da devolução é determinado mediante despacho do membro do Governo responsável pela área do ambiente, o ministro João Matos Fernandes.
Para implementação do sistema de incentivo, são disponibilizados equipamentos que permitam a devolução das embalagens de bebidas em causa, a instalar em grandes superfícies comerciais.
Os resíduos de embalagens retomados através destes equipamentos são contabilizados na recolha seletiva do Sistema de Gestão de Resíduos Urbanos (SGRU).
Leia também:
Níveis elevados de plástico encontrados no organismo dos jovens
Para mim um sistema dos que recompense pela reciclagem é a forma que mais estimula a alteração dos maus comportamentos da população.
Pode ser que, por esta via, por exemplo, desapareçam as garrafas abandonadas nas bermas das estradas!
Vamos ver.
Estou também de acordo!!