Extinção da vida selvagem está a acontecer a passos largos | Pplware Kids

Extinção da vida selvagem está a acontecer a passos largos

Novos estudos confirmam que aves, mamíferos, répteis e anfíbios estão a desaparecer muito rapidamente da face da terra. Desde o início do século XX a vida selvagem tem sofrido uma “eliminação”, e a humanidade vai acabar por pagar um alto preço por isso.



Vida Selvagem em apuros

Desde sempre temos tido conhecimento de que a vida selvagem tem de se adaptar às alterações que o nosso planeta vai sofrendo. Quando a adaptação não é conseguida, essa espécie, acaba por ser extinta. Isso acontece desde a altura dos dinossauros. A diferença para os dias de hoje é que, desta vez, aparentemente a sexta, está a acontecer com uma rapidez inigualável, alertam os autores deste estudo.

Investigadores da Universidade de Stansford, na Califórnia (Estados Unidos), chegaram à conclusão que 30% das espécies vertebradas estão a desaparecer não só de algumas áreas geográficas como mesmo em quantidade.

“Trata-se de uma aniquilação biológica que ocorre a nível global, mesmo que as espécies a que pertencem estas populações ainda existam em algum local na Terra”, afirma um dos autores do estudo, Rodolfo Dirzo, professor de biologia na Universidade de Stansford.

Dados alertam para o pior dos cenários

Através da Agência France Presse, foram conhecidos dados que os investigadores disponibilizaram. Foi analisada a distribuição geográfica de 27.600 espécies de pássaros, mamíferos, répteis e anfíbios, o que representa cerca de metade dos vertebrados conhecidos. Concluíram que houve uma queda considerável, 177 espécies foram afetadas entre 1990 e 2015. Para que melhor se entenda, dos 177 mamíferos no mínimo perderam 30% das suas áreas geográficas, e algumas espécies chegaram a perder 80%. Uma percentagem considerável de mamíferos como, rinocerontes, orangotangos, gorilas e felinos, que necessitam de certos ambientes mais específicos, têm vindo a perder território, o que faz com que se torne difícil a sua sobrevivência.

Os principais motivos deste destino já são nossos conhecidos, a poluição, o excessivo consumo de recursos naturais, a mão do homem na alteração da vida animal. Tudo isso influência as alterações climáticas e faz com que o ecossistema fique em desequilíbrio.

 

Por Célia Simões para Pplware Kids

Arquivado na categoria: Educação


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×