9 razões para gostar e estudar Matemática | Pplware Kids

9 razões para gostar e estudar Matemática

A Matemática não é aquela disciplina que é conhecida por receber por parte dos alunos um fascínio imenso. Muitos questionam-se sobre o porquê de terem que ter Matemática na escola? Para que ela serve?

A frase “a matemática nunca irá servir para nada na minha vida” é extremamente pronunciada. Mas será isso verdade? Acredito que não. Hoje deixamos aqui 9 razões para gostar e estudar Matemática.

9 razões para gostar e estudar Matemática

A Matemática é uma disciplina bastante útil no dia-a-dia de qualquer pessoa. Por vezes, a sua presença não é sentida, mas ela está omnipresente. Ora veja algumas das razões pelas quais a Matemática é algo de bom para o seu filho.

Estimula a descoberta. Matemática é experimentação. Um bom professor sabe como incentivar crianças e adolescentes a raciocinar e a chegar aos resultados pelos seus próprios caminhos. Quando se entende a Matemática, ela torna-se uma atividade prazerosa.

Favorece a autonomia. Não há uma forma única de se chegar aos resultados de cálculos matemáticos. Se bem estimulados, crianças e adolescentes podem criar as suas próprias fórmulas e metodologias sozinhos, o que certamente irá transformá-los em pessoas mais autónomas e independentes.

Facilita a vida quotidiana. Nós precisamos da Matemática para praticamente tudo o que fazemos, desde calcular quanto arroz precisamos preparar para o almoço até planejar como será gasto o salário ou mesada. Ou seja: compreender Matemática é essencial para se viver em sociedade.

Desenvolve o raciocínio. Todas as disciplinas escolares desenvolvem o raciocínio, é verdade. Mas não há como negar que, entre elas, a Matemática é a mais poderosa. Lidar com números e cálculos – dos mais fáceis aos mais difíceis – é uma arma poderosa para aprender a raciocinar melhor e mais rápido. E não estamos a falar apenas de raciocínio matemático. A Matemática ajuda em todas as disciplinas, até mesmo no Português!

Ajuda na concentração. A Matemática é, talvez, a disciplina que mais necessita de concentração, porque afinal, se dá para ler um texto em bocadoss, não dá para parar uma conta na metade sem ter que começá-la de novo. Por isso, quem leva esta disciplina a sério tem um poder de concentração muito maior – o que vai ajudar também em todas as outras disciplinas, como é natural.

Mostra o prazer dos desafios. A vida nada é mais do que uma sucessão de desafios. Primeiro temos a escola, depois os exames, conseguir um bom emprego, dar uma boa Educação aos filhos e por aí fora. E a Matemática, com todos os seus desafios (e o prazer em superá-los), tem o poder de mostrar às crianças e adolescentes que os desafios podem ser prazerosos e são até importantes para o nosso amadurecimento.

Valoriza o esforço. Apesar de uma atividade intelectual, Matemática é suor: não é fácil e exige muito do nosso cérebro. Crianças e adolescentes vão perceber que só consegue as respostas certas quem se esforça de verdade – e essa é uma lição que vale para toda a vida.

Deixa a brincadeira muito mais divertida. Banco imobiliário, batalha naval, jogo da memória. Esses são apenas alguns jogos que exigem noções de Matemática. Além deles, há muitos outros. Então não há dúvidas: além de ser uma das disciplinas mais importantes, essencial no nosso quotidiano, ela ainda pode deixar a vida muito mais divertida!

Pode fazer do seu filho um campeão. As Olimpíadas da Matemática são um evento que acontece anualmente. É uma forma divertida e emocionante de despertar o gosto pelos números e revelar talentos.

Todas estas informações foram dadas por um pequeno conjunto de professores(as): Daniela Cassiano, Milton da Costa Lopes Filho e Priscila Monteiro. Esperemos que tu/o seu filho comece a gostar mais de Matemática!

Fonte: Educar para Crescer

Arquivado na categoria: Educação


3 Comentários

  1. Matemática não é preciso estudar, é fácil, agora Português ou Filosofia é diferente, essas disciplinas é que não servem para nada!

  2. Caro André, não sei sua idade mas nota-se q não tem ideia do q está falando. Nota-se q vc nao conhece matemática.
    Se não é preciso estudar matemática .. me diz o que fazem os físicos, engenheiros e os próprios matemáticos ‘perdendo’ anos de sua vida estudando matemática ? Estariam eles jogando tempo fora ? Ja q nao se precisa estudar tal disciplina. .

    Quanto a dizer que matemática é fácil .. bem isso é relativo. Há áreas e assuntos menos complexos e outros com tal grau de dificuldade que ninguém consegue elucidar resolver ou como queira chamar.

    A exemplo temos na área de teoria dos números o Último Teorema de Fermat (na verdade uma conjetura até pouco tempo) que ficou séculos em aberto sem ninguém conseguir provar, mesmo vários matemáticos dedicando suas vidas a tal intento.
    Hj ainda há vários problemas matemáticos q podem ser considerados ‘difíceis’ inclusive há prêmios p quem resolver alguns deles.

    Vamos tentar resolve-los André ? Rs

    Bem, ao pessoal da redação do site: parabéns pelo tema mas corrijam o texto pois está Cheio de erros de português!

    Att.

Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×