Verme "sorridente" encontrado no fundo do mar | Pplware Kids

Verme “sorridente” encontrado no fundo do mar

Um verme do mar é a mais recente descoberta de Roman Fedortsov.

Depois de capturar um grande peixe, de olhos esbugalhados e reflexivos, dentes pontiagudos e estruturas peculiares, o pescador encontrou um pequeno e sorridente ser vivo.


Tal como fez com o peixe, Roman publicou um vídeo da criatura na rede social Twitter.

É possível observar o sinistro sorriso, enquanto se transforma de dentro para fora e vice-versa. A acompanhar a imagem do vídeo está um ruído, produzido pelo pescador. Segundo ele, “se ela pudesse gritar, gritaria assim”.

Apesar de parecer estar a sorrir, Mark Siddall, curador no American Museum of Natural History’s Divison of Invertebrate Zoology, alerta para a possibilidade de o “sorriso” ser apenas uma perceção devido ao ângulo da câmara.

Acredita não se tratar de uma característica específica do animal.

Não é ainda claro a que espécie pertence o verme. Contudo, Sardall considera que, provavelmente, se trata de uma criatura da família das nereidas, uma vez que é um verme de cerdas marinhas, ou Polychaeta.

De acordo com o National History Museum of Los Angeles County, os vermes de cerdas têm esta denominação por possuírem umas pequenas cerdas chamadas chaetae, em torno dos seus corpos.

Esta especificidade facilita movimentos, como escavar, nadar, rastejar e a velocidade.

O que parece ser a cabeça do verme é, na verdade, uma faringe retrátil, ou seja, pode retrair-se. Esta funcionalidade, em conjunto com as mandíbulas, permite que o animal se alimente.

Os Polychaeta surgem com tamanhos e formas variadas, podendo viver numa panóplia de habitats: das fontes hidrotermais aos recifes de corais. Ou seja, uma espécie nova para nós, mas uma presença forte e assídua nas águas marinhas.

Por Ana Sofia Neto para Pplware Kids

Arquivado na categoria: Curiosidades


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×