Sabe porque voam os aviões comerciais a 35 mil pés?
A maioria dos aviões comerciais voam entre os 35 mil e os 42 mil pés de altitude, mas só o fazem porque há um número de factores que “obrigam” o piloto a colocar a aeronave num intervalo seguro para satisfazer esses requisitos. Há, portanto, razões económicas e cientificas por trás desta rotina.
Como vimos no vídeo, há várias razões para que uma aeronave comercial voe nessa cota entre os 35 mil e os 42 mil pés. Para ter ainda uma ideia mais clara, em média cada motor de um 737-800 com winglets (aquela curvatura vertical na ponta das asas) consome 1585 kg de combustível por hora quando voa a 25 mil pés (7625 metros), enquanto se voar a 39.000 pés (11.800 metros) consome apenas 988 kg, são 1,2 toneladas a menos de combustível gasto a cada hora de voo multiplicado por cada motor.
Além do aspecto económico, que é muito importante, há o aspecto segurança e comodidade. Um dos factores que leva o avião a voar bem alto é que nessa zona é tudo mais calmo, em relação aos episódios climatéricos. A maioria das tempestades e raios ocorrem próximos à superfície da terra (na Troposfera), devido à concentração do vapor de água, alterações da temperatura, entre outros. Portanto, quanto mais alto voarmos, maior a chance de evitar turbulências, formações de gelo e outros fenómenos desconfortáveis ao voo.
Caramba!!!! Não sabia que era por essa razão. Achava que era pra evitar choque com as altas montanhas.
Fiquei curiosa e vim pesquisar. Não imaginava as tantas razões prá voarem tão alto. Bom ser curiosa e aprender.