Quer ver a ‘chuva de estrelas cadentes' que atingirá a Terra em agosto? | Pplware Kids

Quer ver a ‘chuva de estrelas cadentes’ que atingirá a Terra em agosto?

O céu vai ficar iluminado quando cruzarem o nosso planeta cerca de 40 a 110 meteoros por hora. A chuva de meteoros Perseidas pode ser vista todos os anos em agosto quando a Terra passa por um trajeto da sua órbita que cruza com um conjunto de detritos do cometa Swift-Tuttle, soltos no espaço.

Vamos ver como poderá ver esta chuva de estrelas cadentes.


Ao entrar na atmosfera, os detritos, formados por pequenas rochas, sofrem atrito e entram em combustão, formando fracos lampejos de luz que podem ser vistos da superfície.

As Perseidas são visíveis da Terra há pelo menos 2 mil anos – o primeiro registo da chuva de meteoros foi feito no ano 36 d.C., na China, segundo o astrónomo Bill Cooke, da NASA (a agência espacial americana).

O nome do fenómeno faz referência à constelação de Perseu já que a chuva de meteoros é visível próxima a esse conjunto de astros.

Segundo a NASA, as Perseidas serão a melhor oportunidade de ver meteoros neste ano. Os meteoros das Perseidas costumam ficar visíveis entre o fim de julho e as primeiras semanas de agosto, mas o pico – quando há um maior número de estrelas cadentes visíveis – poderá ser observado na madrugada do dia 12 para o dia 13 de agosto.

É a chuva de meteoros mais espetacular, sendo possível este ano observar cerca de 110 meteoros por hora num céu escuro. A observação nas cidades é mais limitativa devido à falta de um vasto horizonte e do céu ser mais brilhante do que a maioria dos rastos luminosos.

O pico das Perseidas ocorre a partir das 21 horas do dia 12 até às 8 horas do dia 13. No entanto, como a constelação de Perseus só aparecerá acima do horizonte a partir das 23 horas, só a partir desta altura se verá este fenómeno.

Estes pequenos pedaços de rocha têm origem na passagem do cometa Swift-Tuttle que deixou para trás um rasto de poeira e areia. Quando a Terra passa pela zona dos detritos, estes atingem a atmosfera e desintegram-se provocando rápidos rastos luminosos (conhecidos popularmente por chuva de estrelas).

O cometa Swift-Tuttle é o responsável pela chuva de estrelas Perseidas.

Este ano temos a Lua a nosso favor, pois a fase de Lua Nova ocorrerá no dia 11 de agosto pelas 10:58 horas. Esta é uma boa notícia para a observação das Perseidas em 2018, será também possível observar durante essa data bólides de fogo brilhantes e os planetas Marte, Saturno e Júpiter durante a mesma noite.

Esta chuva de meteoros começa já com menor intensidade desde finais de julho, pois a região no espaço onde se encontram os detritos do cometa Swift-Tuttle é vasta.

Arquivado na categoria: Curiosidades


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×