Peixe robô procura respostas nos oceanos | Pplware Kids

Peixe robô procura respostas nos oceanos

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) criou um peixe robótico com o intuito de vasculhar o que existe em cada canto dos oceanos pelo nosso mundo fora.



O MIT criou o SoFi, um soft robotic fish (peixe robótico flexível) para que este consiga captar imagens que um mergulhador humano ou até um robô convencional não conseguiriam.

Devido ao seu tamanho reduzido e ao seu aspeto de peixe, o SoFi consegue aceder a espaços pequenos em corais e circular pelo mar sem espantar cardumes.

Apesar de não conseguir nadar rapidamente a sua tecnologia já mostra ser eficaz, contudo esta deve ainda melhorar no futuro. Pois os seus criadores têm também como objetivo, que o peixe robô consiga seguir um peixe em particular e partilhar os seus hábitos para que o consigam estudar mais pormenorizadamente.

Para além disso, o SoFi poderá ainda recolher dados sobre os vários tipos de poluição existente nos oceanos e algumas outras intervenções feitas pelo Homem no fundo do mar.

Apesar desta invenção ter grandes vantagens, os pesquisadores enfrentaram três grandes problemas no desenvolvimento deste projeto. Normalmente os veículos que se movimentam debaixo de água vão presos a barcos devido às ondas de rádio não viajarem bem na água, os inventores optaram por usar no SoFi som na comunicação.

“Comunicação com radiofrequência em baixo d’água funciona por apenas alguns centímetros. Sinais acústicos podem viajar por maior distância e com menor consumo de energia”, explica Robert Katzschmann, um dos autores principais. Utilizando som, mergulhadores podem pilotar o peixe-robô de uma distância de 21m.

Outro problema tem a ver com os motores elétricos do robô, os atuadores. Para que o movimento do peixe seja suave precisa de um atuador flexível. O rabo do SoFi tem duas câmaras vazias em que uma bomba injeta água.

Para além disso, nadar a uma certa profundidade não é fácil. Para conseguir nadar em profundidade o SoFi usa um tipo de bexiga natatória que comprime e descomprime ar com a ajuda de um pistão.

Para já este peixe é controlado através de um comando remoto semelhante ao dos jogos, mas está previsto que, em versões futuras as câmaras consigam ser usadas para identificar um peixe específico e segui-lo automaticamente.

Arquivado na categoria: Curiosidades


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×