Para que nunca mais volte a procurar o comando da televisão! | Pplware Kids

Para que nunca mais volte a procurar o comando da televisão!

Daqui a algum tempo, um objeto que desde há uns anos para cá passou a ser fundamental na nossa vida, pode vir a deixar de fazer sentido. Na verdade, isso acontece com muitos objetos, mas do que falamos hoje é do comando da televisão.



Onde está o comando?

Uma frase que dizemos e ouvimos com frequência é, “onde está o comando?” Esse objeto que surgiu para nossa comodidade pode acabar por desaparecer, mas a sua funcionalidade não, apenas vai ser substituído.

Em breve, os objetos que usamos no quotidiano vão tomar o lugar do comando. Uma caneca de café pode passar a controlar a televisão graças a uma técnica que usa uma webcam para reconhecer os movimentos.

O sistema chama-se Matchpoint e através dele é possível selecionar diferentes objetos, ou até partes do corpo, para controlar a televisão. O sistema é configurado da seguinte forma, primeiro a televisão mostra ícones que representam funções como aumentar ou diminuir o volume ou mudar de canais.

Comandar a televisão com a chávena do café!

Depois de estar selecionado, o objeto escolhido para o efeito, desenha um círculo no ar quando for pedido, e esse objeto transforma-se assim no comando da televisão.

A partir daí, um copo, por exemplo, pode passar a ser usado para controlar o volume de som, movendo-o lateralmente ou horizontalmente conforme a forma como aparece a barra do som na sua televisão. Desde que não saia do raio de alcance da câmara.

Já existem sistemas similares que identificam objetos ou pessoas. Mas a mudança de posição pode afetar o reconhecimento e fazer com que falhem. O sistema Matchpoint funciona apenas com o movimento, uma pessoa diferente pode acionar o comando e o objeto nem precisa estar no campo de visão.

Um problema dos sistemas acionados pelo movimento

A ativação falsa é um problema que acontece no controlo por gesto. Se uma pessoa faz acidentalmente um movimento, esse pode ser tomado como uma ordem.

Christopher Clarke e a sua equipa, da Universidade de Lancaster, no Reino Unido, desenvolveram o Matchpoint sendo acionado por movimento circular mesmo para que não fosse acionado por engano. Pois o movimento circular com os braços não é um gesto que se faça com frequência involuntariamente.

Para além disso, os controles não ficam ativos quando estão a assistir a uma série ou um filme, se estiverem escondidos no campo de ação.

Este é um sistema que pode vir a ser alargado a outros campos

Parece uma boa escolha quando a pessoa tem as mãos ocupadas numa tarefa e precisa ainda de fazer uma outra. A preparar um lanche para os filhos, ou o jantar, seria útil.

Médicos também manifestam interesse, pelo mesmo motivo. Imagine que um médico está a fazer uma cirurgia e tem de aceder ao computador, não é higiénico estar a mexer no teclado. Desta forma conseguiria aceder facilmente.

O Matchpoint pode ser alargado a vários setores e situações. No uso quotidiano o uso de objetos pode ser apenas uma novidade mas, como o sistema depende de uma webcam, se a iluminação for fraca pode tornar-se difícil concluir uma ordem.

Este projeto deverá ter ainda alguns ajustes, Clarke e a sua equipa pretendem adicionar outras funções. O conceito será apresentado na conferência UIST2017 que se realizará no próximo mês, no Quebec, no Canadá.

Arquivado na categoria: Curiosidades


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×