Papel de parede resistente detecta e dá alarme contra incêndio | Pplware Kids

Papel de parede resistente detecta e dá alarme contra incêndio

As tecnologias hoje podem mudar a forma como as habitações reagem e se defendem do fogo.

Nesse sentido, investigadores do Instituto de Cerâmica de Xangai, na China, desenvolveram um papel de parede resistente, que também é decorativo e funciona como um alarme de incêndio.


O paradigma de utilização de materiais muda completamente. Em vez de utilizarem papéis e materiais poliméricos, que tradicionalmente são como decoração das paredes, todos altamente inflamáveis, este é feito de materiais não inflamáveis e ambientalmente corretos, incluindo compostos encontrados no corpo humano, como nos ossos e dentes.

Este material quando exposto ao calor, muda de um estado eletricamente isolante para um estado eletricamente condutor. Isto permite que o próprio papel de parede faça disparar automaticamente um alarme que gera sons e luzes de aviso.

A tecnologia, contudo, tem a capacidade de poder gerir a dose de alarmes tendo em conta os níveis de calor detetados.

Em comparação com os papéis de parede comerciais inflamáveis, o papel de parede resistente ao fogo é superior devido à sua excelente não-combustão, resistência a altas temperaturas e função de alarme de incêndio automático. O papel de parede resistente ao fogo tem robustez mecânica e alta flexibilidade, pode ser processado em vários formatos, tingido com cores diferentes e impresso com uma impressora comercial. Portanto, o papel de parede resistente ao fogo tem aplicações promissoras em decoração de alta segurança para salvar vidas humanas e reduzir a perda de propriedades em um desastre de fogo.

Descreveu o produto o professor Ying-Jie Zhu.

 

Que tecnologia está por trás deste papel?

Este novo revestimento de parede é baseado em hidroxiapatite, principal componente inorgânico dos ossos e dentes.

Embora a hidroxiapatite seja tipicamente quebradiça e inflexível, a equipa havia descoberto anteriormente que a formação de nanofios ultralongos confere ao material uma alta flexibilidade, adequada para fazer papel de parede – foi quando lançaram uma primeira versão, quando o papel era à prova de água e de fogo, mas ainda não tinha a função de alarme.

Para torná-lo um “material inteligente”, capaz de soar automaticamente um alarme em resposta a um incêndio, os investigadores incorporaram um sensor termossensível à base de tinta no papel de parede.

Arquivado na categoria: Curiosidades


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×