Número de Emergência 112 – sabe como o usar? | Pplware Kids

Número de Emergência 112 – sabe como o usar?

Quando nos deparamos com uma situação de emergência, é fundamental estarmos preparados para ajudar quem necessita de ser socorrido. Assim, para além de termos noções básicas de primeiros socorros, é também muito importante sabermos qual o número de emergência, válido para toda a União Europeia, o 112.

Não basta, contudo, ligar… temos de saber como comunicar com quem nos atende e, caso sejamos a primeira ajuda, podemos ter de agir para salvar uma vida. Hoje trazemos informação que deve conhecer em pormenor… pela sua saúde!

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O que é o 112?

O 112 é o número de telefone de emergência único europeu, disponível em toda a UE, a título gratuito.

Acidentes podem acontecer em qualquer lugar e a qualquer hora. Pode acontecer quando estiver a visitar um país da UE ou em casa. Caso esteja envolvido, ou testemunhe, um acidente, presencie um incêndio ou um roubo no local, saberia qual o número de emergência para qual ligar?

Acessível a partir de telefones fixos e móveis – 112, lembre-se!

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Sobre o número 112:

  • Serve para contactar com qualquer serviço de emergência;
  • Funciona em qualquer país da UE;
  • Pode ser ligado a partir de telefones fixos, inclusive telefones públicos ou telemóveis;
  • É gratuito;

O 112 não substitui os números de emergência nacionais. Na maioria dos países actua juntamente com os números nacionais existentes. No entanto, Dinamarca, Finlândia, Países Baixos, Portugal, Suécia, Malta e Roménia optaram por 112 como o número de emergência nacional principal.

O 112 também é usado em alguns países fora da UE (como a Suíça e África do Sul) e está disponível em todo o mundo em redes móveis GSM.

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Quando pode ligar para o 112?

Pode ligar para o 112 em qualquer emergência que necessite de uma ambulância, de bombeiros ou da polícia. Por exemplo, se testemunhar um acidente de viação grave, observar um prédio em chamas ou uma casa a ser arrombada.

Não ligue para o 112 para obter informações sobre o trânsito, previsões meteorológicas, informações gerais e consultas. As chamadas desnecessárias podem sobrecarregar o sistema e colocar em risco a vida daqueles que realmente precisam de ajuda de emergência. Chamadas falsas também podem afectar a resposta a emergências reais.

 

O que acontece quando liga 112?

Um operador devidamente treinado irá atender a sua chamada. Dependendo do tipo de emergência o operador poderá tratar o seu pedido ou transferir para um serviço de emergência mais apropriado, por exemplo para um médico em caso de doença ou trauma.

Durante o atendimento será solicitado o seu endereço e número de contacto. É necessário identificar os utilizadores do serviço em particular para evitar o registo de ocorrências em duplicado.

Não desligue mesmo que ligue 112 por engano! Diga ao operador que está tudo bem e que foi engano. De outra forma poderão ser enviados meios de assistência para verificação de que está tudo bem.

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O que deve dizer ao ligar o 112

Assim que liga para o número 112, é fundamental saber o que dizer de forma clara e sem dúvidas, pois assim é meio caminho andado para uma boa compreensão por parte de quem está do outro lado, e também para que, cheguem ao local, os meios mais adequados.

  • Indique o género de situação, como doença, acidente, parto, agressão, etc.
  • Indique o número de telefone a partir do qual está a ligar.
  • Indique a sua localização exacta, referindo pontos de referência (ex: perto de um edifício importante).
  • Indique qual é a aparente gravidade da situação.
  • Deve também dizer qual o número de pessoas que necessitam de socorro, bem como o sexo e idade.
  • Refira quais as queixas e sintomas da pessoa a socorrer, bem como possíveis alterações que vá observando.
  • Deve ainda indicar ao operador determinadas situações específicas, por exemplo um perigo de incêndio que exija accionar outros meios no local.
  • Desligue a chamada somente quando o operador o indicar.

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O que fazer em caso de intoxicações

Em caso de intoxicação deve-se ligar primeiro para o 112 e eles, se necessário, comunicam com o CIAV (entidade que também fa parte do INEM). 

  • Quando a situação de emergência médica é uma intoxicação ou envenenamento, pode ligar também (para obter mais informações) ao Centro de Informação Antivenenos (CIAV) – número de telefone 808 250 143 – que terá um custo de uma chamada local.
  • Caso a chamada não seja rapidamente atendida, dirija-se ao hospital mais próximo.
  • Ao ligar para o CIAV, a chamada é atendida por um médico que coloca as seguintes questões:
    • QUEM? – Deve indicar a idade e o sexo da vítima. Se a pessoa estiver grávida deve também indicar essa situação.
    • O QUÊ? – Refira o nome do medicamento, substância ou produto ingerido pela vítima, ou a planta, animal que causou a intoxicação/envenenamento.
    • QUANTO? – Indique qual a quantidade ingerida, ou o tempo de exposição ao produto tóxico.
    • QUANDO? – Refira há quanto tempo é que a vítima foi intoxicada/envenenada.
    • ONDE? – Deve indicar o local onde ocorreu a intoxicação/envenenamento.
    • COMO? – Refira em que moldes a vítima foi intoxicada: se ingeriu o produto em jejum, se foi juntamente com outros alimentos, etc.

 

O que fazer logo após uma intoxicação?

Antes de ligar para o 112 ou para o CIAV, saiba o que fazer imediatamente a seguir à ingestão ou exposição a um produto tóxico, de forma a prevenir o agravamento da situação:

  • Em caso de contacto com os olhos, deve lavá-los abundantemente com água a correr durante 15 minutos. Mantenha as pálpebras afastadas durante esta acção e não aplique qualquer outro género de produtos.
  • Caso tenha havido contaminação da pele, deve retirar as roupas que possam ter sido contagiadas pelo produto, e lave a zona contaminada com água corrente durante 15 minutos.
  • Se a vítima tiver sido picada ou mordida por um animal, deve em primeiro lugar imobilizar a zona afectada. Em caso de picadas de abelhas, vespas, lacraus ou mordidelas de víbora, coloque algo frio na zona afectada. Coloque algo quente somente em picadas de peixe-aranha.
  • Se a vítima tiver inalado algum produto tóxico, deve retirá-la do espaço contaminado.
  • Em situações de ingestão de alimentos envenenados, não provoque o vómito e dê à vítima alguns goles de água ou leite para beber.

 

Se não é uma emergência, ligue para a Linha Saúde 24

A Linha Saúde 24 é uma linha para chamadas de não emergência, quando não são necessários os meios de emergência no local. Caso ligue para o 112 e se verifique que não é uma situação de emergência, a chamada será reencaminhada para a Linha Saúde 24.

  • Pode ligar para a Linha Saúde 24, marcando o número 808 24 24 24, com um custo de uma chamada local.
  • O atendimento é feito por enfermeiros que dão aconselhamento profissional de forma a se saber lidar com a situação de saúde em questão.
  • No início da chamada, é pedido o número de cartão de utente, portanto confira se tem esses dados à mão.
Esperamos que este guia seja útil a todos para que se actue mais rapidamente, e de forma a mais adequada, em situações de emergência.

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