Nova quinta vertical em Las Vegas vai produzir 500.000 quilos de alimentos por ano
A Terra, com apenas 8 meses decorridos em 2018, já tinha esgotado o “orçamento da natureza” para todo o ano. No dia 1 de agosto deste ano, a humanidade terá usado os recursos naturais disponíveis para o ano inteiro, segundo a Global Footprint Network (GFN).
Há necessidade de fazer algo para reverter uma situação que poderá ser dramática para a humanidade. Nesse sentido, em Las Vegas foi criada uma nova quinta vertical de 30 milhões de dólares, a sua meta é produzir quase meio milhão de kg de produto por ano.
Quando produzidos localmente, os alimentos não precisam percorrer longas distâncias para chegar ao consumidor, com consequente economia de combustíveis fósseis. Esta parece ser agora uma nova preocupação global.
Para percebermos que é aqui no meio que também se ganha vitalidade do planeta, a maioria dos alimentos consumidos nos EUA viajam entre 2500 e 3200 quilómetros antes de chegar à cesta do consumidor.
Com estas quintas, a empresa promotora Oasis Biotech garante que a comida percorrerá apenas uma média de 6 quilómetros. Produção local = menos poluição = menos pegada ambiental.
Este quinta não é a primeira a ser instalada nos EUA, há outras com estas características e até bem maiores. Esta será, contudo, uma das maiores graças aos seus 20000 metros quadrados de cultivo.
A quinta está localizada num vazio Industrial Las Vegas, usa o sistema hidropónico, por isso não precisa de terra. A Oasis Biotech utiliza um ambiente interno controlado e um sistema de iluminação LED para cultivar produtos frescos 365 dias por ano. 100% da sua água e nutrientes são reciclados. Usa 90% menos água do que as culturas tradicionais.
A quinta produz alface e rúcula, juntamente com produtos gourmet. Já em termos de preços de comercialização, estes são similares àqueles que atualmente possuem produtos orgânicos ou ecológicos.
Quinta é outra coisa, isto é uma fábrica/indústria??? de produção agrícola.