Marte: Há gelo na cratera de Korolev
Há uma imagem fantástica que mostra o outro lado de Marte, para lá do terreno árido que as sondas têm mostrado.
Esta é uma imagem da cratera de Korolev nas terras baixas do norte de Marte, feita a partir de fotos tiradas pela câmara estéreo de alta resolução da sonda Mars Express.
Camada presa de ar frio mantém a água congelada numa cratera de 80 quilómetros
A deslumbrante cratera de Korolev, nas terras baixas do norte de Marte, está cheia de gelo o ano todo, devido a uma camada de ar marciano que mantém a água congelada.
A cratera de 80 quilómetros de largura contém mais de 2000 km³, tanto quanto o Lago Great Bear no norte do Canadá, e no centro da cratera o gelo tem mais de 1 quilómetro de espessura.
As imagens trazidas do planeta vermelho mostram que o lábio em torno da cratera de impacto se eleva acima da planície circundante. Quando o ar rarefeito de Marte passa pela cratera, fica preso e arrefece para formar uma camada isolante que evita que o gelo derreta.
A imagem mais recente é um composto de cinco imagens tiradas da sonda Mars Express da Agência Espacial Europeia, que entrou em órbita ao redor do planeta no dia de Natal de 2003.
No mesmo dia, a sonda lançou a Beagle 2, uma sonda britânica que foi construída com um orçamento apertado e que tocou o solo de Marte, embora não tenha conseguido abrir totalmente na superfície.
A Mars Express fotografou a cratera Korolev com a sua câmara estéreo de alta resolução, um instrumento que pode escolher recursos com 10 metros de largura ou tão pequenos quanto 2 metros, se usada no modo de super-resolução.
Há evidências que as naves espaciais em órbita, rovers e landers, revelam, como antigos cursos de água e leitos de lagos em Marte.
Vastas quantidades de água congelada foram encontradas nos polos do planeta. Em julho, os astrónomos usaram medições de radar da Mars Express para encontrar o que parecia ser um curso de 20 quilómetros de água salgada sob a superfície do planeta.
Leia também:
https://pplware.sapo.pt/informacao/lago-gelado-em-marte/
Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.