Lua atingida por um meteorito durante o eclipse lunar | Pplware Kids

Lua atingida por um meteorito durante o eclipse lunar

Os observadores do eclipse lunar de segunda-feira foram surpreendidos com a primeira visão conhecida de um impacto de meteorito, durante um acontecimento como este.

A chamada “lua de sangue” foi observada por milhões de pessoas ao redor de todo o mundo, principalmente via streaming de vídeo, ao vivo. Dessas pessoas, algumas repararam num pequeno clarão a surgir na superfície lunar, durante as transmissões online.


Meteorito atinge a Lua durante o eclipse

Um utilizador do Reddit levantou a possibilidade de o clarão ser, efetivamente, a resposta ao impacto de um meteorito na face lunar e, observando outros vídeos, é possível percebê-lo em, pelo menos, mais três.

José Maria Madiedo, da Universidade de Huelva, em Espanha, confirmou que o referido impacto é genuíno e que ele e os seus colegas ansiavam por um fenómeno deste tipo, há alguns anos. Contou que foram anteriormente filmados impactos de meteoritos na lua, mas nunca numa situação de eclipse.

Eu tive um pressentimento, desta vez será a hora de acontecer.

Referiu Madiedo sobre o impacto do meteorito.

Com esta ideia em mente, Madiedo duplicou o número de telescópios (de 4 para 8), posicionados em diferentes partes da lua, na esperança de ver um impacto.

Após o eclipse, o software identificou automaticamente um flash, captado por vários dos seus telescópios. Desta forma, é simples confirmar que o clarão observado não era apenas uma anomalia na câmara. Madiedo observou que o flash era muito brilhante e atingiu a superfície num momento em que o eclipse não era excessivamente luminoso, facilitando a sua deteção.

Fiquei muito, muito feliz quando isso aconteceu.

Contou Madiedo.

Embora não tenha ainda sido calculada a estimativa do tamanho da rocha espacial, Madiedo calcula que se trate de um objeto com cerca de dois quilos e com um tamanho aproximado de uma bola de futebol.

A combinação de uma superfície escura e muita gente a assistir tornou muito mais provável que o flash, produto do impacto, fosse visto. Isso lembra-nos que o sistema solar ainda é um lugar muito dinâmico.

Concluiu Robert Massey, da Royal Astronomical Society.

Na verdade, estes fenómenos não são tão raros assim, o que acontece é que na hora que aparecem, nem sempre existem tantos olhos a varrer o espaço.

Por Ana Sofia Neto para Pplware Kids

Arquivado na categoria: Curiosidades


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×