Lego, um brinquedo que estimula a criatividade | Pplware Kids

Lego, um brinquedo que estimula a criatividade

O natal está a chegar e, ano após ano, há um brinquedo que faz as delícias de crianças e adultos, o lego. Estes blocos são uma excelente oferta para estimular as capacidades de uma criança e reunir a família por horas.



Como é que um brinquedo tão básico consegue continuar a oferecer tanta magia?

Criada em 1932, a LEGO, empresa com o mesmo nome do brinquedo, estimula e empolga crianças e adultos com as suas peças que se montam e desmontam. Esses pequenos “tijolos” juntam famílias nas diversas construções que põem a imaginação a trabalhar.

Com quase um século de existência, a LEGO é uma empresa líder no mercado dos brinquedos desde a década de 1950. A partir dessa altura as pecinhas de encaixe com capacidade para múltiplas combinações, começaram a ser produzidas em escala industrial.

Um pouco por todo o mundo, o lego faz parte dos brinquedos existentes em casa de crianças a partir de um ano de idade, e acompanha-as até à idade adulta. Muitos pais, com a desculpa do brinquedo ser para o filho, compram legos e deliciam-se na companhia dos seus filhos.

Mas o lego não é um mero brinquedo

Os benefícios que este tem no desenvolvimento das habilidades motoras finas são enormes. As habilidades motoras finas são as que requerem pequenos movimentos musculares. Quando uma criança manuseia os blocos, ela está a desenvolver a coordenação dos pequenos músculos dos dedos e das mãos.

Outro benefício encontrado é a capacidade de concentração aquando da construção de um kit que vem com instruções que devem ser seguidas passo a passo. Esta é uma forma de crianças com falta de concentração se conseguirem focar num objetivo.

Este jogo de construção promove o raciocínio espacial bem como a consciência de proporções e padrões.

São grandes os benefícios que o lego pode trazer ao desenvolvimento de uma criança

Quando a criança está a construir qualquer coisa, faz o “desenho” na sua mente, usa o raciocínio de forma a saber quais peças ficam melhor, como devem ser organizadas e se a criação que estão a fazer será grande ou pequena.

As frações e a divisão são aplicadas mesmo sem dar por isso. Do inteiro para a metade as crianças vão aprendendo as frações. A física e algumas habilidades de engenharia são outras vertentes desenvolvidas de sem que se dê por isso.

Ao construir uma torre ou uma ponte, a criança está a aprender a pensar em três dimensões, no peso, e nos apoios que tem de colocar para que a estrutura que quer montar não se desmorone.

A empresa, está atualmente presente em mais de 130 países e o seu brinquedo, o lego, já foi eleito mais de uma vez, como “O Brinquedo do Século”. Se ainda não fez as suas compras de natal, aqui está uma boa opção de oferta que certamente não o vai deixar ficar mal.

Arquivado na categoria: Curiosidades


1 Comentário

  1. Sem dúvida 🙂

Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×