Hacker dá erro ortográfico e “perde” quase $1000 milhões
Desde sempre ouvimos dizer que “o saber não ocupa lugar”. Podemos ser as pessoas mais competentes numa determinada área, mas se cometermos erros básicos noutras áreas podemos deitar tudo a perder.
Foi o que aconteceu com um hacker que se preparava para roubar 870 milhões de dólares a um banco, mas um erro ortográfico fez com que o banco não transferisse o dinheiro para a conta do “amigo do alheio”.
No passado mês de Fevereiro, um grupo de hackers fez um pedido de uma transferência de 870 milhões de dólares em nome de um banco do Bangladesh ao Federal Reserve Bank de Nova Iorque, alegando que a transferência seria para benefício de organizações não governamentais das Filipinas e Sri Lanka.
As transacções, que seriam feitas de forma parcelada, foram canceladas quando o Deutsche Bank, responsável pela transacção, identificou um erro ortográfico no nome de uma das alegadas ONG a quem se destinava uma parcela de 20 milhões de dólares.
A ONG tinha como nome Shalika Foundation, mas ao invés de “Foundation” estava escrito “fandation”. Ao pedir esclarecimentos ao Banco Central do Bangladesh, o Deutsche Bank interrompeu a transferência.
Apesar desta transferência ter sido cancelada, os hackers envolvidos ainda conseguiram amealhar 80 milhões de dólares, depois de terem acedido aos sistemas do Banco Central do Bangladesh e terem roubado as credenciais para transferências de pagamentos.
Até ao momento, os hackers ainda não foram identificados e as autoridades do Bangladesh têm poucas esperanças de que um dia os consigam apanhar.
Fonte: Reuters
Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.