Há uma larva que pode revolucionar a reciclagem | Pplware Kids

Há uma larva que pode revolucionar a reciclagem

Um dos desafios da nossa geração passa por assegurar a sustentabilidade ambiental e a reciclagem é fundamental neste percurso.

A utilização de plástico continua a ser um problema da nossa sociedade mas, agora, sabe-se que é a própria natureza que pode contribuir para a minimização dos resíduos provocados pelo plástico. A resposta está nas larvas. Larvas que comem plástico.

bicho da farinha_2


Anualmente, são desperdiçadas toneladas e toneladas de plástico por todo o mundo, e apesar da reciclagem ser cada vez mais uma prioridade das sociedades desenvolvidas, a verdade é que ainda só uma pequena parte de todos estes resíduos acaba por ser reciclado. Nos Estados Unidos, por exemplo, de todo o plástico utilizado, apenas 10% acaba na reciclagem.

Dado o tempo que o plástico demora a entrar em decomposição (centenas de anos) a sustentabilidade da Terra está claramente em risco.

Mas agora parece haver uma solução vinda da própria Mãe Natureza. Um grupo de investigadores da Universidade de Sandford, na Califórnia, poderá ter encontrado a solução para o problema numa espécie de larvas.

bicho da farinha

A larva do bicho-da-farinha é capaz de se alimentar de poliestireno sem que a sua saúde seja afetada, um plástico não biodegradável. Esta espécie é capaz de transformar metade deste plástico em dióxido de carbono e a outra metade em excrementos.

Esta decomposição do plástico através das larvas é possível graças às bactérias existentes no seu sistema digestivo.

Arquivado na categoria: Curiosidades


Deixar uma resposta


Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.



×